"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Das fraquezas forças


O resultado do jogo contra o Hapoel foi péssimo. Neste momento o moral da equipa está em baixo e é preciso recuperar os níveis de confiança. Para isso nada melhor do que fazer o que sugeriu o Pedro do Mágico SLB e colar as capas de jornais de 5ª feira no balneário, para espicaçar o treinador e os jogadores.

Neste momento em que a equipa está a atravessar um mau momento o que não faz falta é criar desestabilização, mas parece que a maioria dos Benfiquistas prefere "disparar" contra tudo e todos, achando que assim está a ajudar alguma coisa. Dentro deste grupo há dois sub grupos. O grupo dos que são péssimistas por natureza, para quem está sempre tudo mal, mesmo quando está bem. É aquele tipo de pessoa que diz sempre que vai chover no dia seguinte (nunca acertando) e quando finalmente acerta diz "eu bem dizia que ia chover, não acreditaram em mim agora molhem-se" (e ficam contentes por acharem que previram alguma coisa). O outro sub grupo é aquele que quando se ganha acha que são todos os maiores, vai ao estádio (se for da zona de Lisboa), vibra, apoia, mas que quando perde diz que está tudo mal, a equipa não vale nada e a solução é correr com tudo (e claro deixa de ir ao estádio ou vai para assobiar o Cardozo ou o César Peixoto).

Cada pessoa tem o direito de ter qualquer uma das atitudes anteriores. Não pode é dizer que está a ajudar ao Benfica ao manter essas posições. Isto não quer dizer que não se possa apontar defeitos seja ao Presidente, aos jogadores, ou ao treinador, o que não pode acontecer é ser extremista (seja a tempo inteiro ou só quando se perde). É este tipo de atitude que leva a que se prepare terreno para os Vale e Azevedos desta vida.

Temos um treinador campeão, a maioria dos jogadores também, não podemos fazer o mesmo que se fez com o Toni e os campões de 94. Temos (os sócios e adeptos) de ser um factor de união e de estabilidade, de apoio e não um foco mais de pressão negativa. Este está a ser um mau ano, mas aprende-se mais nas experiências negativas do que nas positivas, e isto apenas irá fazer crescer a equipa, os jogadores e o treinador. Há que continuar a apoiar, porque sabemos que são capazes de mais e melhor. Eu pelo menos acredito nisso, pois já me provaram no ano passado que são capazes.

Podemos não ganhar nada este ano, mas por mim continuamos com Jesus. Não o trocaria por nenhum treinador no mundo, porque é competente e sei que ele é orgulhoso e mais do que ninguém quer provar que pode dar à volta à situação. Se não formos campeões este ano, seremos no próximo.

O plantel pode não ser suficiente para competir na Champions (principalmente por falta de experiência na competição, não por falta de qualidade), mas a nível interno chega perfeitamente (este ano será dificil recuperar do atraso inicial, mas temos de continuar a lutar para pressionar os corruptos e pelo menos conseguir o 2º lugar, para voltar à Champions e continuar a ganhar "calo").
Se para os jogadores e treinador sugiro o mesmo que sugere o Pedro, para os Benfiquistas sugiro a leitura deste e deste textos e que se perguntem a si mesmos: Apoio sempre o Benfica, ou só apoio quando ganha?

Um comentário: