"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Museu do Benfica


Ando para escrever sobre este tema há meses, mas por motivos vários tenho vindo a adiar (normalmente quando estou “virado” para postar há sempre outra coisa qualquer para falar e acabo por deixar o assunto em suspenso).

No entanto, apesar de ter este tema na cabeça há muito tempo, não o desenvolvi muito, por isso o post vai ser curto.

Um Museu do Benfica é importante não só pelos mesmos motivos em que qualquer museu é importante (dar a conhecer a história/cultura, do Benfica neste caso), mas porque pode ser uma boa fonte de receita.

Por exemplo o F.C. Barcelona tem um museu que é “apenas” o 3º mais visitado em Espanha, depois do Museu do Prado e do Museu Rainha Sofia (ambos em Madrid) e o mais visitado na Catalunha, à frente de Museus como o do Picasso e o do Dalí (se bem que este último fique "atrás do sol-posto", em Figueres a 150 Km de Barcelona).

O Museu do Barça em 2008 teve aproximadamente 1,2 milhões de visitantes. Isto multiplicando pelo preço do bilhete, mais as “souvenires” (entre as quais as camisolas do clube) é muita “pasta”.

Não sou ingénuo/optimista ao ponto de pensar que o Benfica iria ter o mesmo nº de visitantes, por vários motivos (Lisboa tem muito menos turistas que Barcelona e o Estádio da Luz fica numa zona periférica da cidade, bastante longe de qualquer ponto turistico, ao contrário do Camp Nou que fica numa zona relativamente central e que até tem uma paragem para os autocarros turisticos da cidade). No entanto se conseguissemos ter pelo menos 20% do nº de visitantes que o Museu do Barça tem, conseguiriamos uma boa fonte de receita

Nenhum comentário: