
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Autobus

terça-feira, 27 de abril de 2010
CAMPEÕES EUROPEUS
A vitória não foi clara, tanto que se deu no prolongamento, mas foi incontestada. Não vi o jogo por estar de regresso a Barcelona, mas daquilo que li, tanto nos jornais portugueses como espanhóis, o Glorioso mereceu totalmente a vitória e apenas por sorte o Interviú conseguiu chegar ao prolongamento, pois foram várias as oportunidades do Benfica para vencer o jogo no tempo regulamentar.
O Pavilhão Atlântico estava cheio (9.400) naquele que foi um record de assistência numa final desta competição, e ajudou bastante o futsalistas do nosso clube, com oum apoio incansável e impressionante.
No final do jogo André Lima, treinador e ex-capitão, e Ricardinho (a estrela e um dos melhores jogadores europeus) não resistiram à emoção e sucumbiram às lágrimas. Era o sonho de uma vida alcançado.
Nota final para o Arnaldo que joga futsal de All-Star. Não sei se é comum ou caso único, mas se é certo que com os All-Star ele terá maior sensibilidade com a bola, a verdade é que esta é um bocado dura e "pesada", e chutar com o peito do pé, tendo apenas um bocado de pano para o proteger, não deve ser pêra doce. Eu lembro-me de jogar de Redley, mas era na escola, não numa final europeia.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Carrega Benfica!!!
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Surpresa

terça-feira, 20 de abril de 2010
Calhaus
Tenho tentado evitar postar sobre verdes e azuis. Mas hoje é inevitável, depois de ler esta notícia, particularmente esta parte "Na investigação, foram identificados 265 adeptos, tendo sido feitas apreensões nas claques Juve Leo e Directivo XXI, nomeadamente de um «bastão extensível, uma arma branca, um balde grande com pedras da calçada e paus, cinco petardos e 32,58 gramas de produto estupefaciente suspeito de ser haxixe»".
Claramente a notícia é falsa, pois nunca na vida a lagartagem iria ter pedras na sua posse. Ok, que houve a questão do jogo de juniores em Alcochete, mais as pedras atiradas em protesto depois de um qualquer mau resultado e das pedradas aos adeptos do Atlético Madrid. Mas à parte destes 3 casos (num espaço temporal inferior a um ano), não me lembro de mais nada.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Well done II

sexta-feira, 16 de abril de 2010
O Penalti II

quinta-feira, 15 de abril de 2010
Famoso desde nascença


quarta-feira, 14 de abril de 2010
Tango na Catedral

sábado, 10 de abril de 2010
Rivalidades

O F.C.Barcelona foi fundado por um suiço e no seu início as suas equipas eram constituidas maioritariamente por estrangeiros. Actualmente tem como grande rivais o Real Madrid e o Espanyol de Barcelona. Hoje em dia funciona como símbolo da Catalunya.
O Athletic de Bilbao foi fundado por um inglês e 32 bascos. Ou seja, apesar de actualmente só poderem jogar na equipa, futebolistas nascidos no País Basco, ou formados no clube, na sua génese há um "camone". É o grande simbolo do País Basco (logo depois do kalimotxo). Tem como rival a Real Sociedad (também do País Basco), mas na primeira metade do século XX era o Barcelona, por causa das Taças do Rei (ainda hoje sao os clubes que mais venceram este título).
O Atletico de Madrid foi fundado por estudantes bascos em Madrid. Por isso o símbolo parecido e as cores da camisola iguais. Tem portanto duas razoes para ser rival do Real Madrid.
O Espanyol de Barcelona tem a sua fundaçao directamente ligada com a existência do Barça. Um grupo de jovens junta-se porque queria formar uma equipa que tivesse apenas jogadores espanhóis, ao contrário do que acontecia com o Barça, que tinha ingleses e suiços. Deduzo que fossem praticamente só jogadores catalaes. Ou seja, foi formado por catalaes para jogarem catalaes. Agora tem como rival o Barça e é bastante mal visto em Barcelona e na Catalunya, porque é conotado com o Franquismo.
O Real Madrid, e aqui entao a ironia é suprema, foi fundado por dois irmaos catalaes...de Barcelona: Juan Padrós e Carlos Padrós. Ok se fossem catalaes "à séria" seriam Joan e Carles. Mas a verdade é essa. Actualmente tem como rivais o Barça e o Atletico de Madrid.
E no fundo era aqui que queria chegar. Esta lenga lenga toda foi só para dizer que é irónico que o Barça, sendo actualmente a grande bandeira da Catalunya, ter sido fundado por um estrangeiro, e que os seus principais rivais (Real Madrid e Espanhol) tenham sido fundados por catalaes!
No meio disto tudo, o choque também irá para se continuar a fazer comparaçoes entre Cristiano Ronaldo e Messi. Dependendo do que acontecer, os jornais de Madrid ou os de Barcelona irao puxar a brasa à sua sardinha e dizer que neste jogo provou-se quem é o melhor.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Sem Glória, mas com Honra

quarta-feira, 7 de abril de 2010
O Messias

Há ainda algum debate sobre quem é o melhor do mundo. Não tenho dúvidas, em 2008 foi Cristiano Ronaldo, mas em 2009 e até agora em 2010 é Messi. Não tendo lesões (que o apoquentaram durante os primeiros anos de carreira), e mantendo o nível durante os próximos anos, pode ser apontado como o melhor jogador de sempre (apesar de ser sempre ingrato comparar jogadores e épocas).
Aquilo que faz é aquilo que viamos Ronaldo (o Fenómeno) fazer até às lesões, e desde aí mais ninguém impressionou tanto pela facilidade de resolver as partidas. Tudo bem, houve Zidane e também Ronaldinho, mas acho que nenhum deles chegou a ser tão constantemente decisivo e espetacular como era o avançado brasileiro pré-lesões e agora Messi.
O curioso é que segundo o próprio nem sequer gosta muito de ver futebol. É pena, pois deveria gravar os seus jogos e poder deliciar-se com aquilo que faz.
Uma imagem curiosa no final do jogo contra o Arsenal (que também já tinha acontecido num dos hat-tricks que fez esta época) foi ver o Messi com um sorriso de orelha a orelha agarrado à bola de jogo. Parecia mesmo um puto que tinha recebido o melhor presente possível. O interessante é que foi ele quem deu um enorme regalo aos amantes do futebol.
Uma nota interessante, Messi é o 7º jogador a fazer um poker na competição máxima de clubes a nível europeu. Aqui fica a lista dos outros 6:
Ferenc Puskas (1960): Real Madrid – Frankfurt, 7-3
Marco Van Basten (1992): Milan-IFK Goteborg, 4-0
Simone Inzaghi (2000): Lazio-Marselha, 5-1
Dado Prso (2003): Mónaco-Deportivo, 8-3
Ruud van Nistelrooy (2004): Manchester United-Sparta Prague, 4-1
Andrei Shevchenko (2005): Fenerbahçe-Milan, 0-4
terça-feira, 6 de abril de 2010
Well done

Nada como um título original para começar as postagens da semana. Mas realmente Weldon foi o homem do jogo contra a Naval.
Começámos bastante mal, a perder bolas com facilidade, e em pouco tempo já estavamos a perder por 2-0. No entanto, depois de conseguimos tomar as rédeas do jogo, empatámos com alguma facilidade, com dois golos do avançado brasileiro, que não cheirava bola há algum tempo. Deve ser o jogador com maior rentabilidade, considerando o que custou (250.000€ salvo erro). Aliás nunca percebi o porquê da contratação de Éder Luís, pois o Weldon sempre me pareceu uma boa opção secundária.
Uma vitória destas sabe bem. O Benfica deste ano é tão dominador que parece querer mostrar a todos que ganha, seja em que condições for (como por exemplo virar um 0-2 no campo do adversário), parecendo tudo fácil (ao intervalo já estava 2-3).
Neste momento faltam 5 jogos para o campeonato, 3 deles com equipas em posições UEFA, por isso é preciso manter a cabeça fria e encarar cada jogo com toda a concentração necessária.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Orgulho

Apesar dos muitos apelos para que Cardozo deixasse de marcar penaltys decisivos (nos quais me incluí), Jorge Jesus nao mudou de ideias e continua a ser o Paraguaio o responsável. Por isso, a maioria dos benfiquistas estava bastante apreensiva quando o "7 "do Benfica se preparava para chutar desde a marca dos 11 metros. Felizmente nao falhou e nao deu hipóteses a Reyna.
Vi o jogo num bar inglês. Mas até estava bastante vazio. Havia uns quantos inlgeses (meia dúzia) e uns quantos portugueses, mas apenas eu era Benfiquista. Por isso quando o Benfica marcou os golos só se ouvia a minha voz, o que foi um bocado estranho.
Em relaçao à arbitragem, aceito que se proteste a expulsao de Babel, o amarelo seria o mais ajustado, mas em relaçao aos penaltis, ninguém que tenha dois olhos na cara pode contestar, de tao óbvios que foram. E ainda ficou por assinalar um 3º sobre o Cardozo, que nao sei como passou em branco.
Agora é concentrarmo-nos no encontro com a Naval, que já iremos ter tempo para pensar na 2ª mao.
P.S. Finalmente um árbitro de baliza deu sinal de vida! Se calhar foram os petardos que o acordaram.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
"É pra ganhar cara***"

Muitos bloggers têm recordado os encontros com o Liverpool nos anos 70 e 80. Eu nao tenho idade para me lembrar desses jogos. Mas lembro-me (obviamente) da eliminatória de 2005/06, com 2 vitórias, tanto na Catedral como no "The Kop". Esse Liverpool era o campeao europeu e foi eliminado. É esta história que recordo e que quero repetir, sabendo que nao vai ser fácil.
CARREGA BENFICA!!