"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tango na Catedral

Mais uma vitória na caminhada para o título. A euforia está a tornar-se cada vez mais dificil de controlar, por parte dos adeptos do Glorioso. Mas pelas declarações dos jogadores, percebe-se que estes estão perfeitamente concentrados, e não vão tirar o pé do acelerador até que matemáticamente esteja garantido o campeonato.

O jogo de ontem teve duas partes bastante diferentes. Na primeira o Sporting conseguiu pressionar bastante e cortar muitos ataques do Benfica. No entanto os únicos momentos de alguma emoção nas àreas foi aquando de bolas paradas (livres e cantos) e disso houve para os dois lados.

Na 2ª parte saiu Eder Luis (que ainda não mostrou grande coisa desde que chegou) e entrou Aimar. Com o argentino em campo, o Benfica mandou totalmente no jogo e o Sporting praticamente desapareceu do relvado. O nº 10 do Benfica, na 1ª volta foi para mim o melhor jogador do campeonato, mas na 2ª volta tem estado mais apagado, no entanto sempre que entra na 2ª parte dos jogos, aproveitando que está ainda fresco, normalmente consegue controlar mais o jogo e desequilibrar mais.

No primeiro golo houve um grande mérito de Rubén Amorim, que conseguiu romper a defesa do Sporting e entrar na área com a bola controlada. No segundo golo Aimar aproveitou um buraco enorme na defesa do Sporting entrou isolado na área e apesar de ter adiantado um pouco a bola, ao ultrapassar Rui Patrício, marcou o golo que decidiu a partida e que garantia mais um passo de gigante rumo ao 32º título.

Houve alguns casos no jogo, sem influência na vitória justa do Benfica (penalty por marcar em falta sobre Cardozo e eventuais expulsões de Moutinho, Miguel Veloso e Luisão). Claro que apareceram os choramingas do costume a dizer que foi a não expulsão de Luisão que decidiu o jogo e (pasme-se) o campeonato. Deve ser já um reflexo de alguns sportinguistas. Quando perdem a culpa é do Luisão. Continuem a pensar assim que vão longe (leia-se cada vez mais longe do Benfica).

Uma adenda em parte relacionada com o jogo. O Veloso, que jogou 15 anos no Benfica e foi capitão vários anos disse antes do derby que quer o melhor para o filho e por isso preferia que o Sporting ganhasse. Isto faz-me bastante confusão e vou explicar. Primeiro, se ele quer o melhor para o filho, deveria querer que ele saisse do Sporting. Depois porque o Sporting ganhando o jogo ficaria na mesma, não ganhando nada com isso (para além de prestígio). Finalmente, mesmo que o Sporting estivesse a lutar pelo título, não percebo porque é que não diz apenas "espero que o Miguel Veloso seja o melhor em campo, mas que ganhe o Benfica". Eu sei que pai é pai, mas por exemplo não estou a ver o José Águas a dizer o mesmo, quando o Rui Águas foi para os corruptos. Com isto o Veloso apenas consegue perder o enorme capital de simpatia que ganhou, nos anos que teve a honra de vestir a camisola do Benfica. Se não tivesse falhado o penalty contra o PSV provavelmente teria esse capital incondicionalmente, assim não.

3 comentários:

Alforreca disse...

MB,

as declarações do João Moutinho dizem tudo: se o Benfica jogasse com 10 talvez eles tivessem alguma hipótese e os 26 pontos (!) de diferença entre as duas equipas não se notasse tanto!

Ridículo!
Como forma as dclarações de Costinha!

Grande 2ª parte do Benfica!
Corrige-me se estou errada, mas penso que faltam 7 pontos...

Espero que o Leixões faça um brilharete na Pedreira!

Quanto ao Veloso...
Fiquei incomodada e decepcionada com o que ele disse...
Percebo o pai Veloso a falar, mas deveria ter reflectido nas suas palavras enquanto capitão do Gloriosos!

Estou confusa quanto ao respeito que sempre tive por ele...

VIVÓ BENFICA!!!

MB disse...

Há que dar o desconto ao Moutinho. É que para o Sporting, só interessam-lhe duas coisas: ficar à frente do Benfica e ganhar ao Benfica. Tudo o resto é secundário por isso há que arranjar desculpas para terem falhado o objectivo que restava para esta temporada.

Quanto ao Costinha, foi uma excelente contratação pelo Sporting. Um gajo sem experiência nenhuma de dirigismo e que pensa que para ser bom dirigente é importante é mostrar cara de mau e dizer que é ele que manda. Que continue por muitos e bons anos com a lagartagem.

Sim, se o Braga não escorregar faltam 7 pontos. Espero que escorregue já contra o Leixões porque vou a Lisboa no fim-de-semana contra o Olhanense e quero festejar o campeonato no estádio.

Quanto ao Veloso...o homem até tirou o bigode, está irreconhecível!

Alforreca disse...

Podes crer!
No Benfica All Stars nem o conhecia!!!