"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

terça-feira, 16 de março de 2010

O Penalti


Esta semana tem sido debatida bastante a questão de quem deve marcar os penaltis no Benfica.

Durante a presente época, o Cardozo já falhou 4 penaltis, todos em momentos em que o Glorioso ainda não estava a ganhar. Em dois dos jogos o Benfica acabou por perder pontos.

Na minha opinião, Cardozo não deveria voltar a marcar penaltis decisivos, pois está visto que tem sucumbido à pressão de os marcar.

Quando era puto, tinha um bocado de pavor de ter a responsabilidade de marcar os penaltis. Mesmo num simples torneio de escola, se calhasse o desempate através deste meio era sempre dos primeiros...a esconder-me.

Por volta dos 16 anos, comecei a jogar numa equipa de futsal não federado. Apenas entrávamos nalguns torneios, apesar de treinarmos 3 vezes por semana. Ao fim de alguns meses durante um treino, estivemos a praticar penaltis. Cada um chutava e o treinador ia pontuado a qualidade do remate (claro que a pontuação só era positiva se a bola entrasse). Falhei o primero da série, salvo erro, mas a partir daí marquei todos. No final fui designado o "marcador oficial" de penaltis. Estive na equipa mais 3 anos e a minha eficácia rondou os 80-90%, não sei bem, pois não cheguei a fazer cálculos. Não foi um mau desempenho.

Ocasionalmente falhei um ou outro penalti, mas o treinador e os companheiros sempre me deram confiança para continuar a marcar.
Por isso percebo o porquê de Jorge Jesus insistir no Cardozo, mas acho que neste momento, depois de tantos falhanços em tão pouco tempo, está na altura mudar a escolha (esta época a eficácia de Cardozo anda na casa dos 60%, o que é fraco para qualquer parâmetro, a não ser que seja um jogador do Sportém, neste caso 60% é excelente). Pelo menos nos penaltis decisivos (ou seja, caso o Benfica não esteja a ganhar por pelo menos 2-0), o marcador deveria ser outro. Talvez o Saviola seja a melhor opção, mas só conhecendo melhor os jogadores para ter uma opinião mais concreta.

Do meu ponto de vista os aspectos essenciais para ser um bom marcador de penaltis são :

-Confiança: Não ter dúvidas que se vai marcar o penalti
-Concentração: Abstrair-se do que está em jogo, pensar apenas em "meter a bola lá dentro". Ignorar o público e possíveis tentativas de desconcentração por parte do adversário e "visualizar" previamente o remate e a bola a entrar.

Depois a questão do estilo: Em força ou colocado. Tentar enganar o GR ou escolher um lado e atirar. Mesmo tendo em conta que era futsal e não futebol 11, eu escolhia sempre um lado e atirava, preocupando-me apenas que fosse junto ao poste e com alguma força, mas sempre com a parte interior do pé, por ser mais fácil colocar a bola onde se quer. O facto de se saber o que se vai fazer, permite reduzir as dúvidas a zero. Não existindo dúvidas não há hesitação. Não há hesitação, menor é a probabilidade de falhar.

A minha definição de um penalti bem marcado é : "mesmo que o GR advinhe o lado, não consegue lá chegar" e isto consegue-se mais com colocação do que com força. Caso se consiga juntar os dois...melhor. Um exemplo de um penalti perfeito, escolhido ao acaso, é este do Gerrard.

É claro que o que faz história é o penalti do Panenka, ou o do Cruyff, mas esse tipo de opções não é para quem quer é para quem pode.

Nenhum comentário: