"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sem Glória, mas com Honra


Estou muito desapontado com o resultado de ontem. Como há muito não estava, talvez desde o Parma-Benfica de 94. Por um lado esta sensação de desilusão não é nada agradável, mas por outro só acontece por eu ter uma fé neste Benfica como não tinha desde os meus 14 anos. Estou bastante convencido que foi a melhor oportunidade que tivemos de voltar a ganhar uma final europeia desde então, porque estamos a jogar muito. Certo que já tivemos entretanto nos 1/4 final de competições europeias com o Milan, Fiorentina, Barcelona e Espanhol, mas o resultado da 1ª mão de cada eliminatória normalmente punha-nos em maus lençois, ao contrário deste ano.

O facto de estar desiludido com o resultado, não significa que esteja desiludido com o Benfica. A equipa portou-se muito bem, e apenas pode lamentar-se da falta de eficácia na 1ª mão e do "excesso" de eficácia do Liverpool na 2ª mão. É que para além dos golos, não me lembro de ver o Liverpool fazer um remate perigoso. Tivemos bastante posse de bola e a atitude correcta, mas realmente o Liverpool aproveitou todos os lapsos do Benfica. Falha de Julio César do 1º golo (o Kuyt saltou ao lado dele e o brasileiro nem se fez à bola!); uma subida de Javi Garcia para tentar fazer pressão, que deixou um buraco no meio campo para o 2º golo; um livre a favor do Benfica muito mal marcado que permitiu um contra-ataque perfeitamente executado para o 3º golo; uma perda de bola de David Luiz no meio campo, com a equipa balanceada para o ataque que levou a mais um contra-ataque que acabou com a eliminatória, no 4º golo.

Mas a verdade é que nunca deu a sensação de dominio por parte do Liverpool, e por isso custa mais encaixar a derrota. O que fez a diferença na eliminatória penso ter sido a experiência neste tipo de fase da competição, mais do que eventuais opções de Jesus (que nunca será crucificado por mim) ou mesmo o desgaste físico que poderiam apresentar alguns jogadores.

Muita falta neste jogo fez o Saviola. É sem dúvidas insubstituível, neste Benfica, pelo menos contra adversários deste calibre, até pela experiência que tem.

Nota excelente para os adeptos do Glorioso que se deslocaram a Liverpool para apoiar a equipa. Ouvi-os a cantar antes do jogo, durante (mesmo a perder) e quando acabou.

2 comentários:

Alforreca disse...

Ai ai...
Estou decepcionada, especialmente poruqe acredito que tínhamos todas as condições para passar esta eliminatória!

O Júlio César foi um autêntico pato no 1º golo!

Mas não vamos crucificar o Jesus, porque sem ele provavelmente nem estaríamos a dispuitar esta eliminatória..
Relembremos os 5-0 do ano passado na Grécia!

Concordo com o que dizes do público: foi fantástico!

MB disse...

O grande problema foi não terem conseguido cumprir o que a senhora do aeroporto lhes disse (não sofrer golos nos 1ºs 30 min.)!

Para eu crucificar Jesus é preciso que ele dê um tiro à àguia Vitória, ou qualquer coisa do género. A nível táctico nunca irei condenar um téncico que pôs o Benfica a jogar o melhor futebol desde que lembro de ver o Glorioso, e com resultados. Tivemos 4 meses e meio sem perder um jogo e quase só com vitórias! Estavamos bem habituados, foi só isso.