Esta semana esteve marcada pelos assobios. Primeiro os dos adeptos do Real Madrid à sua equipa e depois os de alguns adeptos do Benfica a Cardozo no jogo contra o Hapoel.
Na história do Benfica já muitos jogadores foram assobiados. Não percebo qual é o objectivo do adepto (seja do Benfica ou de qualquer clube) em assobiar um jogador da própria equipa, simplesmente pelo facto de este estar a jogar mal. Os argumentos mais "inteligentes" que conseguem arranjar são "eu é que pago-lhe o ordenado, tenho o direito de assobiar" ou "paguei para ver um espectáculo, se não me estiver a agradar eu assobio". Realmente não é proibido assobiar, estamos num país livre, mas realmente alguém pensa que assobiando está a ajudar o jogador ou a equipa? A não ser que seja um jogador muito forte psicológicamente, o mais provável é começar a jogar mais nervoso, e portanto pior.
A reacção de Cardozo aos assobios foi vergonhosa e só comparável à reacção de Quim quando defendeu um penalti. Mandar calar os adeptos não é a melhor forma de os fazer parar de assobiar, antes pelo contrário. Podia ter aproveitado o golo para se reconciliar com os adeptos que têm como hábito assobiar jogadores do Benfica, mas optou por hostilizá-los. Felizmente com a cabeça mais fria apercebeu-se do disparate que fez e pediu desculpas, garantindo que nunca mais iria repetir tal gesto.
Em Madrid, os adeptos merengues não estavam muito satisfeitos com o futebol apresentado pela equipa de Mourinho e ouviram-se alguns assobios. O treinador português, que já tem alguns anos disto, afirmou que nunca iria dizer nada contra os adeptos pois são eles que lhe pagam o ordenado (pela primeira vez viu-se alguém a ser "engraxado" por Mourinho, e logo 80 mil pessoas de uma vez). C.Ronaldo, menos experiente e mais ingénuo pediu que apoiassem a equipa em vez de assobiarem e claro, caiu-lhe tudo em cima. Os títulos dos jornais eram algo como "Cristiano crítica a aficción". Até o Michel, actual treinador do Getafe e antiga glória do Real mandou o seu bitaite, dizendo que o C.Ronaldo não sabe o que são assobios no Real Madrid. Lá apareceu outra vez Mourinho a defender o jogador e explicando que ele não estava a criticar ninguém, o que queria era pedir apoio e união.
Mas no futebol a vida dá muitas voltas. Em poucos dias o Real Madrid fez um grande jogo contra o Ajax. Ganhou 2-0, mas podiam ter sido muitos mais. Fizeram mais de 30 remates (11 de Cristiano) e falharam golos em catadupa. Resultado, aplausos no estádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário