"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Marteladas a la carte


Há poucas semanas, a direcção cessante do Barça tinha anunciado um lucro anual de aproximadamente 11 milhões, com umas receitas record de 445 milhões de euros. Na altura estranhei como é que o clube tinha batido o recorde mundial de receitas num ano, mas mesmo assim tinha "apenas" 11 milhões de lucro. Não conhecendo as contas a fundo era dificil de fazer uma análise, e como não é o meu clube também não me preocupei muito, mas cheguei a comentá-lo nalgum blog (não me lembro qual).

Entretanto o novo presidente e direcção entraram e foi feita uma auditoria às contas. Os auditores fizeram algumas recomendações que alteram o resultado para un espantosos 77 milhões de euros de prejuízo! Podem ler neste link o detalhe de como se chegou a essa diferença. Se tiverem preguiça posso apenas adiantar que se notou algum "martelanço" (termo técnico contabilistico, perguntem a quem quiser) nas contas apresentadas pela direcção de Laporta.

Conseguiram não respeitar vários dos principios básicos de contabilidade. Onde isto é mais flagrante é na forma como foi contabilizado um proveito de um contrato com a Mediapro. Era um prémio no valor de 20 milhões de um contrato de 5 anos e no ano anterior tinham contabilizado 1/5 do valor total como proveito. Neste ano contabilizaram os outros 4/5 quando o normal seria contabilizar apenas 1/5 outra vez (e repeti-los nos 3 anos seguintes). Ou seja em vez de contabilizar 4 milhões, preferiram registar 16. A diferença de 12 serviu para, por exemplo, passar de prejuizo anual de 1 milhão, para lucro anual de 11.
O responsável por estes martelanços é Sala i Martin, conhecido professor universitário nos EUA, principalmente por levar casacos com cores berrantes, estilo emigrante tuga dos anos 80!

2 comentários:

Dylan disse...

E falta dizer que recentemente o Barça contraiu um empréstimo gigantesco!...

MB disse...

Bem lembrado. Foi de 150 milhões salvo erro. Grandes problemas de liquidez. Realmente não percebo como é que um clube pode ser tão mal gerido tendo tanto sucesso desportivo (com o consequente aumento das receitas). E isto sendo o Sala I Martin um dos habituais candidatos ao prémio nobel da economia! Não admira que a economia esteja como está!