"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quarta-feira, 24 de março de 2010

Sexy Football


Estes ultimos dois anos têm sido bons para o Futebol. Coincidência ou não, desde que a Espanha ganhou o Europeu que o futebol de toque, de ataque e de golos tem-se visto mais.

No ano passado, o Barça fez uma temporada histórica, que começou a ser conhecida pela temporada do "triplete" (Copa, Liga e Champions, com direito a hino e tudo), mas no final de 2009 já era o "Barça de las 6 copas" ("triplete"+Supertaça de Espanha+Supertaça Europeia+Mundial de Clubes). O melhor é que estes títulos foram a consagração do melhor futebol que já se viu. Pelo menos do que eu vi e do que muitas outras pessoas viram. Por exemplo o própio Laudrup afirmou que este Barça é melhor do que o "Dream Team".

A "Pep Team" (parece ser este o nome que "pegou" mais) não só tem uma capacidade goleadora ao nível do Dream Team e do Barça de Robson (naquele ano incrível do Ronaldo), como uma segurança defensiva fora do vulgar. Assenta o seu jogo na segurança da posse de bola. Normalmente a % de posse de bola ronda os 70%. Seja com o Almeria ou com o Inter.

Outra equipa que merece a minha admiração é o Arsenal. Nem parece uma equipa inglesa, não só porque praticamente não tem ingleses, mas porque o estilo de futebol é bastante latino. Joga bastante de pé para pé, num futebol bastante apoiado e procura constantemente o golo, não mudando o seu estilo quando está a perder ou a ganhar. No entanto tem um grande problema é a defesa, ou melhor a forma como defende. Sofre demasiados golos, sobretudo em contra-ataque (prefiro os termos "old school" aos insonsos "transição defensiva"; "transição ofensiva"), o que a torna numa equipa bastante vulnerável a adversários mais fortes. É por isso que tenho poucas dúvidas que será o Barça a passar às meias-finais, apesar de aguardar os jogos com entusiasmo.
Penso que será justo pôr no mesmo patamar o Benfica, não só porque sou Benfiquista e dificilmente imparcial, mas porque estamos a "jogar um bolão" como diriam alguns jogadores da selecção portuguesa (3 para ser exacto). Juntamos a melhor defesa das principais ligas Europeias a um dos melhores ataques. É um futebol dominador, atacante, personalizado e o plantel é suficientemente bom para fazer alguma rotação sem enfraquecer o 11 inicial. Há muito que não se via uma equipa tão intimidante , pela qualidade do seu futebol, em Portugal (desde os andrades de Mourinho) e tão goleadora (desde o Benfica de Erikson, na 1ª passagem).

A equipa que também tem impressionado esta época é o Ajax. É um dos clubes que cresci a admirar, tanto pelas cores, como pela fama (e proveito) de terem revolucionado o futebol europeu, nos anos 70. Nesta época tem uma quantidade pornográfica de golos marcados, no campeonato, e é a equipa menos batida na mesma competição. Por isso não se percebe porque é que não está em 1º. Apesar de ser dificil, torço para que o Ajax seja campeão e que vá à Champions, até porque uma champions com o Ajax tem muito mais charme.

O obreiro dessa revolução dos anos 70 foi Rinus Michel, tanto no Ajax (1ª Taça dos Campeões Europeus), como pela Holanda (criador da "laranja mecânica" de Cruyjf, finalista do Mundial de 74). Ainda ganhou o Europeu com a Holanda de Van Basten, Gullit e Rijkaard. Treinou também o Barcelona conseguindo dar um título nacional ao clube catalão, depois de 13 anos de jejum. Dele não pode ser dissociado a forma como joga o Barça hoje em dia, senão vejamos:

1.Treinou o Barça nos anos 70, no total de 6 anos.

2.Foi mestre de Cruyff (por sua vez treinador 8 anos do Barça e com quem Guardiola aprendeu muito)

3.Foi treinador na selecção de Rijkaard (técnico do Barça 5 anos e que também foi treinado por Cruyff no Ajax)

4.Van Gaal, não sendo directamente treinado por Rinus Michels, "bebeu" a cultura do Ajax.Treinador do Barça 4 anos.



Ao todo são 25 anos, nos ultimos 40 (e 19 dos ultimos 22), em que o Barça foi treinado por técnicos muito influenciados pelo "génio" que foi Rinus Michels, considerado pela FIFA o melhor treinador do século XX.
P.S. A foto do início é só para condizer um bocado mais com o título do post do que a foto do treinador holandês.

Nenhum comentário: