"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Inferno da Luz

Para os mais saudosistas, a "Nova Catedral" é muito bonita, confortável e tal, mas não é a mesma coisa do que a outra, a original. E é fácil perceber o porquê, era um estádio enorme, o maior da Europa juntamente com o "Camp Nou" e que, quando cheio (ás vezes passando largamente os 120.000 lugares de lotação tinha um ambiente dificil de descrever.

No entanto não é só na memória dos adeptos que a Catedral ficou. Muitos jogadores de equipas adversárias ficaram impressionados, não só com a beleza do estádio mas como o já referido ambiente. Para corrobar um pouco com a história, já conhecida por muitos, contada por Mozer copio para aqui um excerto da entrevista dada recentemente por Basile Boli, ex-central do Marselha e da selecção Francesa:
"Quais são as suas memórias desse jogo de 1990 que acabou com a mão de Vata?
A minha maior memória é a do Estádio da Luz. Impressionante. Costumo dizer que vi três estádios com um ambiente fora de série: Primeiro, o da Luz, segundo, o Santiago Barnabéu, terceiro, o San Siro. Nesse dia, vi que o Benfica era o maior clube português e que a atmosfera no estádio era arrepiante. Ainda hoje, o nome Benfica traz-me muito más recordações."

No próximo sábado a Catedral, a nova, vai encher. Vai ser um daqueles dias em que caso existisse ainda o antigo estádio, também iriam faltar bilhetes. Espero por isso também um ambiente infernal, de apoio incondicional à equipa, como tem sido apanágio nos últimos anos. Vamos apoiar o Benfica como se o Mantorras estivesse a ser chamado para entrar, mas durante os 90 minutos!

CARREGA BENFICA

P.S. Com ou sem coletes

Nenhum comentário: