"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Marteladas a la carte


Há poucas semanas, a direcção cessante do Barça tinha anunciado um lucro anual de aproximadamente 11 milhões, com umas receitas record de 445 milhões de euros. Na altura estranhei como é que o clube tinha batido o recorde mundial de receitas num ano, mas mesmo assim tinha "apenas" 11 milhões de lucro. Não conhecendo as contas a fundo era dificil de fazer uma análise, e como não é o meu clube também não me preocupei muito, mas cheguei a comentá-lo nalgum blog (não me lembro qual).

Entretanto o novo presidente e direcção entraram e foi feita uma auditoria às contas. Os auditores fizeram algumas recomendações que alteram o resultado para un espantosos 77 milhões de euros de prejuízo! Podem ler neste link o detalhe de como se chegou a essa diferença. Se tiverem preguiça posso apenas adiantar que se notou algum "martelanço" (termo técnico contabilistico, perguntem a quem quiser) nas contas apresentadas pela direcção de Laporta.

Conseguiram não respeitar vários dos principios básicos de contabilidade. Onde isto é mais flagrante é na forma como foi contabilizado um proveito de um contrato com a Mediapro. Era um prémio no valor de 20 milhões de um contrato de 5 anos e no ano anterior tinham contabilizado 1/5 do valor total como proveito. Neste ano contabilizaram os outros 4/5 quando o normal seria contabilizar apenas 1/5 outra vez (e repeti-los nos 3 anos seguintes). Ou seja em vez de contabilizar 4 milhões, preferiram registar 16. A diferença de 12 serviu para, por exemplo, passar de prejuizo anual de 1 milhão, para lucro anual de 11.
O responsável por estes martelanços é Sala i Martin, conhecido professor universitário nos EUA, principalmente por levar casacos com cores berrantes, estilo emigrante tuga dos anos 80!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Classe e amor à camisola II


Se Raúl superou todas as expectativas que se podia ter, conseguindo uma carreira impar, Guti nem por isso. Apesar de ter estado década e meia no Real Madrid e de ter realizado mais de 500 jogos, a verdade é que foram raras as épocas em que foi titular com regularidade. Tal deveu-se por um lado à concorrência que sempre houve no plantel, mas também porque nunca investiu realmente na sua carreira, como fez Raúl. Nunca se coibiu de sair à noite e assumiu-o publicamente. É também um jogador algo temperamental e por isso teve problemas com vários técnicos.

Foi pena que Guti não tivesse a determinação do seu capitão, pois tem um talento incrível e é das coisas mais estranhas no futebol que nunca tenha ido a um Europeu ou Mundial pela sua selecção.

Guti é tão bom, que até chegou a jogar a avançado e...marcava golos sem grandes problemas. Mas a sua posição ideal seria a de 10 (apesar de jogar mais recuado, normalmente). É daqueles futebolistas raros que vêm o que se passa antes de todos e que tem uma qualidade de passe extraordinária. Do nada fazia com frequência assistências. Na época que terminou agora resolveu brindar os adeptos de futebol com um "taconazo" que só poderia sair da cabeça de um irreverente como ele, surpreendendo tudo e todos, mas que a ele lhe pareceu bastante lógico.

Muitos dos seus criticos acusavam-no de passar a maior parte do tempo alheado do jogo e de só aparecer de vez em quando. Um dos seus principais defensores em Espanha, o conceituado jornalista desportivo Santiago Segurola (um dos poucos em Espanha que respeita a sua profissão, sendo imparcial) discorda. Diz frequentemente que Guti é o jogador mas subvalorizado em Espanha, pois considera-o um génio e que as criticas à sua falta de participação no jogo são infundadas. O próprio Zidane disse uma vez "Guti hace cosas que no las hace nadie en el mundo" e tinha razão.

Segue-se agora o Besiktas e espero que tudo lhe corra pelo melhor, pois merece ter um grande final de carreira.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Classe e amor à camisola I


Entre hoje e ontem despediram-se do Real Madrid dois históricos do clube. Raúl e Guti. O capitão estreou-se pelo Real Madrid há 16 anos, tem agora 33. Ou seja metade da sua vida só a sabe jogando nos "blancos".

É um caso de longevidade raro. Bateu praticamente todos os recordes de presenças e golos que havia para bater no clube e na selecção (está prestes a ser ultrapassado por Villa em golos). Mas mais do que os números, o que sempre me impressionou em Raúl, foi a sua regularidade num clube tão turbulento, cheio de intrigas e pressões como é o Real Madrid, sobretudo tendo um presidente tão mau como é Florentino Perez (que continua a pensar que para ganhar há que acumular estrelas de ataque, independentemente de elas poderem jogar todas juntas ou não.

Fez dupla com vários avançados, mas inclusivamente teve de recuar várias vezes, jogando de extremo esquerdo, tal era a quantidade de avançados de qualidade que frequentemente existiu na equipa espanhola. Alguns dos seus colegas de ataque ao longo dos anos: "Suker, Morientes, Ronaldo, Van Nistelroy e mais recentemente Higuaín e Cristiano Ronaldo". Raúl sempre soube estar e nunca se lhe viu (pelo menos publicamente) "cenas de ciumes", ou nenhuma palavra de reclamação quando deixou de ir à selecção, nem quando deixou de ser titular no Real Madrid. Antes pelo contrário sempre veio a público defender os treinadores.

Perceber porque Raúl conseguiu os números que conseguiu e a confiança de tantos treinadores é para algumas pessoas dificil. Não é especialmente rápido, não tem um remate potente, não é alto nem forte, é apenas razoável no jogo de cabeça, e não é exactamente um Messi no drible. No entanto também não é mau em nada. Em várias características é bom, sem ser excelente, mas o seu sucesso deve-se essencialmente a 2 factores: inteligência e persistência. Raul sabe sempre onde deve aparecer, sabe sempre o que fazer e não desiste quando as coisas correm mal. Só assim pôde fazer a carreira que fez.

Há uns largos anos (talvez uns 13/14) estava no Algarve a decidir que camisola ia comprar (daquelas da feira) se a do Raúl ou a do Figo. Escolhi a do Raul porque pensei que era provavel que o Raúl estivesse mais tempo no Real Madrid do que o Figo no Barcelona. Não me enganei. Não pensava era que a diferença iria ser de 10 anos. Isto é que foi um bom investimento, já que a única coisa que estava desactualizada era o patrocinio.

Raul vai para o Shalke 04, um clube sem grande história a nível europeu, mas que está na Champions League, e o "7" tem um recorde em vista, o de melhor marcador de sempre das competições europeias (na posse de Gerd Muller). Eu espero que consiga chegar a esse recorde, porque merece. Estar tanto tempo no top não é para todos, mais dificil sendo avançado.


P.S.Foi um crime Raul nao ter recebido a bola de ouro, que podia perfeitamente ter ganho no ano em que foi pichichi do campeonato espanhol e da Champions, em 2001.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roberto


O Guarda-Redes do Benfica tem sido um dos grandes temas de conversa no mundo benfiquista, durante a pré-época. Nos primeiros jogos deu alguns frangos (não me venham com tretas da bola que é esquisita ou da relva que estava molhada). Ora isto aliado a ser um semi-desconhecido que custou 8,5 milhões de euros entrando para o top-10 dos guarda-redes mais caros da história e para o 3º lugar entre os jogadores mais caros do Benfica apenas fez com que "soasse o alarme".

Apesar de até agora não ter mostrado aquilo que se espera de um guarda-redes, no mínimo que não comprometa, para já dou o benefício da dúvida, e espero que a insegurança demonstrada seja apenas a de alguém que acabou de chegar e ao querer mostrar serviço acaba por precepitar-se. Como não têm corrido bem alguns jogos, talvez comece a sentir a pressão da desconfiaça dos adeptos.

Apesar disto, tenho bastante confiança no público Benfiquista, e penso que Roberto vai ser bastante apoiado nos primeiros jogos, sendo que basta fazer uma ou duas defesas para se sentir mais confiante e seguro e a partir daí poderemos ver o real valor do espanhol, que espero que seja elevado.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rolo Compressor arranca

Ontem o Rolo Compressor começou a funcionar e a 1ª vítima foi o Aris da Grécia. A vitória foi por 4-1 e daquilo que li o Benfica jogou bem, principalmente devido aos suspeitos do costume...Aimar e Saviola.
Esta vitória é um indicador positivo, sobretudo tendo em conta que o adversário já tem mais tempo de preparação e que o Rolo Compressor ainda não tem todas as suas peças (faltam os mundialistas e eventualmente algum reforço).
Dos 3 jogos realizados até agora, apenas pude ver aquele em que o glorioso defrontou o Sion. Apesar da derrota, não desgostei da equipa. Já se viu algum futebol e apenas faltou alguma eficácia na hora do remate (o guarda redes adversário fez 12 defesas). Também não ajudou termos sofrido dois golos "estranhos", que não se podem sofrer quando estivermos em competição.
Até agora apenas sairam Di Maria e Quim. Espero que não saia mais ninguém, mas se tiver que sair alguém que saia o Cardozo, porque basicamente estou farto do seu empresário, que queixa-se por tudo e por nada e é claramente uma má influência para o Taquara.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mundial 2010-III


Ganhou merecidamente a Espanha este mundial. É a melhor selecção dominou todos os seus adversários, apesar de ter perdido o 1º jogo com a Suiça. Mas do que quero falar neste post são dos "extra" que marcaram este mundial, por ordem cronológica:

1.JABULANI-Pelo menos desde 2002 sempre que há mundiais há bola nova, mas os protestos mantêm-se, sobretudo dos guarda-redes. Mas neste ano também os restantes jogadores protestaram, e não só os patrocionados pela Nike, concorrente da produtora da bola, a alemã Adidas.

2.VUVUZELAS- Se a Jabulani causou protestos dos jogadores, as vuvuzelas conseguiram irritar toda a gente. Público, jogadores, treinadores, jornalistas, telespectadores. Foi unânime. A FIFA, para evitar ferir susceptibilidades não proibiu as vuvuzelas, com o argumento de que era uma tradição (ignorando que essa "tradição" tem menos de 10 anos). O espetáculo ficou mais pobre, pois o jogo perde vida, ao ter um único som, monótono, barulhento e irritante.

3.LARISSA RIQUELME- De modelo semi-desconhecida a "namorada" do Mundial. Aproveitou a exposição mediática que teve, para conseguir os seus 15 minutos de fama e ganhar alguns cobres por umas fotos despida. Nunca o Paraguai teve tanto apoio mundial como quando a Larissa declarou "se o Paraguai passar aos 1/4 final dispo-me". O Paraguai não superou essa fase, mas ele despiu-se na mesma.

4.POLVO PAUL. Sou um céptico em tudo o que é esoterismo e baboseiras do género. Mas acredito nos poderes do polvo Paul. Não falhou o raio do polvo neste mundial.Chegou ao cúmulo de a sua previsão ter honras de transmissão directa pela TV espanhola, gerando logo um estado de semi-euforia ao prever a vitória de "La Roja" na final.

5.BEIJO IKER/SARA- Contextualizando: alguns "iluminados" em Espanha defendiam a teoria que a Iker Casillas estava em baixo de forma e que por isso teriam perdido com a Suiça. E mais, que essa má forma era porque a sua namorada, que é simultaneamente jornalista, estava a fazer a cobertura do Mundial. Nenhum dos dois comentou (e bem) esses disparates e foram bastante profissionais durante todo o Mundial, nomeadamente quando Sara Carbonero tinha de entrevistar Iker Casillas. Depois do último jogo, já campeão do Mundo, Iker não resistiu e no meio das declarações de agradecimento, aos pais, ao irmão, fez uma pausa, engoliu em seco, mandou as aparências para as urtigas e pensou (digo eu) "que se joda, la voy a besar", e beijou. Nada mais natural. Acabas de atingir o pico da felicidade, levantar a taça do mundial sendo capitão do teu país, tens a tua namorada à frente...ninguém é de pedra. A Sara Carbonera ficou sem reacção e passou para estúdio, mas em pouco tempo já o youtube disponibilizava para o mundo as imagens!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Parabéns Capitão

Hoje é o aniversário do capitão. Nuno Gomes é provavelmente o melhor capitão dos últimos 15 anos. Tem um comportamento exemplar dentro e fora dos relvados e sempre respeitou e defendeu o clube.
Mais do que os ínumeros golos (já entrou no top 10 de sempre do Benfica) e assistências que fez ao longo de 11 temporadas, prefiro destacar dois momentos. Um contra o F.C.Porto, em que depois de um dos dois golos que marcou, na vitória sobre os corruptos no dragão, apontou para o símbolo de campeão nacional! Impagável. Outro momento foi depois de um jogo contra os corruptos na Luz, em que mais uma vez os corruptos foram beneficiados pela arbitragem, o Nuno Gomes estava à espera para falar na sala de imprensa, quando entra pinto da costa passa à frente de toda a gente e dirige-se à mesa. Nuno Gomes não admitindo a falta de educação, na nossa casa, insurgiu-se e disse algo como "mas isto é o da Joana ou quê, havia gente aqui à espera para falar". O "chefe da caixa" respendeu meio envergonhado, "Ó Nuno, não vi que estava alguém à espera, podes vir". O nosso capitão já tendo conseguido impôr respeito lá deixou o mafioso falar. Isto mostra grande personalidade. Deve ser das poucas pessoas no futebol português que fez frente publicamente a pinto da costa (que por não estar habituado até ficou atrapalhado).
Mas Nuno Gomes é muito mais que isto. No balneário é peça chave. Leio regularmente entrevistas de novos jogadores, ou jogadores que saem, que elogiam sempre o "21", por estar sempre disposto a ajudar na integração de novos jogadores.
Tendo perdido a titularidade, nunca criou problemas e foi sempre o primeiro a apoiar quem estava em campo, estando sempre preparado para entrar quando fosse chamado. Pessoalmente gostaria de o ver num trio com Saviola e Aimar. Já sei que Jorge Jesus Prefere um tipo grande lá na frente, mas com os três jogadores mais inteligentes do futebol nacional juntos, não tenho dúvida que iriamos deliciar-nos com o futebol que nos proporcionariam.
À entrada para a última época da carreira, espero que tenha oportuniadades de jogar mais vezes do que na época passada, e que enriqueça o seu Curriculo com mais títulos, que bem merece.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mundial 2010-II

Tinha previsto escrever com mais regularidade sobre o Mundial, mas esse plano foi por água abaixo, portanto escrevo quando calhar.
A seleção portuguesa (note-se que não escrevi selecção) foi eliminada pela Espanha. Até aqui tudo normal. A Espanha é actualmente campeã europeia e metade dos seus jogadores formam parte do Barça, actualmente a melhor equipa do mundo.
A questão é que em futebol, mesmo não sendo favorito pode-se ganhar, ou pelo menos tentar. Queiroz não tentou ganhar o jogo, tinha o plano de não sofrer golos e rezar muito a Fátima (a nossa Sra. do Caravaggio já era) para que Cristiano Ronaldo ajudado pela Jabulani marcasse um golo. O plano estava a resultar, pelo menos na pare de não sofrer golos, que era para Queiroz a mais importante. Chegou o minuto 57 em que o treinador português fez uma substituição que juntamente com a feita pelo treinador espanhol, tornou o jogo num diálogo entre os espanhóis e o Eduardo, que fez várias grandes defesas. A saída de Hugo Almeida para entrar Danny, não mudou o esquema, mas pôs o Cristiano Ronaldo numa posição em que é de uma inutilidade atroz (curiosamente uma invenção de Scolari). Portugal deixou de ganhar bolas divididas no meio-campo espanhol e Llorente (que entrou por F.Torres) começou a ganhá-las todas no meio-campo tuga.
Pouco depois das substituições a Espanha marcou, num lance precedido de um fora-de-jogo, que em abono da verdade era impossível de ver. Os espanhóis começam a trocar a bola perto da área tuga, Ricardo Costa sai de posição sem necessidade deixando Villa sozinho e Simão não conseguiu dobrar a tempo. E o Villa não perdoa.
Em teoria havia ainda muito tempo para empatar o jogo (25 min,), mas oque aconteceu foi que a Espanha passou a ter ainda mais bola e a criar muito mais perigo, sem que o Carlos Queiroz mostrasse o minimo de coragem para tentar pressionar a Espanha através de uma alteração um pouco mais arriscada. Na minha opinião teria de tirar o brasileiro Pepe o pôr o brasilero Liedson (já que era o único avançado disponível, pois Queiroz pensou que 2 pontas-de-lança na convocatória chegavam). Deste modo recuaria Meireles para trinco, e jogaria em 4-1-3-2, com Danny e Simão nas alas e o Ronaldo a fazer companhia ao brasileiro. Ao mesmo tempo faria uma de duas coisas, ou tirava o R.Costa (o que é que este gajo andava a fazer no Mundial?) e punha o Miguel, ou tiraria o Tiago e punha o Deco (sinceramente nem me lembro se estava disponível ou não) para dar mais frescura ao meio campo. Queiroz não optou por nada disto. Tirou um trinco para pôr outro trinco e tirou um extremo e pôs um avançado (recuando Cristiano), ou seja não alterou absolutamente nada, parecia que estávamos a ganhar. O resultado foi que Portugal apenas cheirou a bola nos ultimos 25 minutos.
A 5 min. do fim, o árbitro expulsou R.Costa devido a uma excelente mergulho do Capdevilla, mas ninguém se preocupou muito com isto, porque com 10 ou com 11, a verdade é que não estávamos a jogar um corno e nem sequer rematávamos à baliza.
A imagem que passa, das declarações dos jogadores, é que há uma falta de confiança enorme nas decisões do Queiroz. Um canal espanhol esteve o jogo todo a filmar o C.Ronaldo e há uma altura em que se vê o capitão português a dizer "Carlos, assim não ganhamos". E tinha razão. Estava à vista de todos.
Não me lembro de ver Portugal jogar tão encolhido com ninguém, nos últimos 15 anos, e a arriscar tão pouco estando a perder. A geração de ouro podia não ter ganho títulos mas tinha ganho algo mais importante: mentalidade vencedora e eliminação do complexo de inferioridade. Carlos Queiroz, que curiosamente foi o "pai" dessa geração, está a voltar ao passado e a incutir uma mentalidade de "não perder" e e ressuscitar o complexo de inferioridade. É pena que o esteja a fazer e é pena que não se aperceba do que está a fazer.