"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Recuperação da Mística

A temporada que terminou foi provavelmente a melhor que eu vi o Benfica fazer nos últimos 20 anos. A opinião é consensual no mundo benfiquista.

Ao contrário do campeonato de 2004/05, o Benfica este ano foi campeão, dominado os jogos quase todos do principio ao fim, e na sua maioria nunca houve a dúvida se a vitória iria chegar ou não, a dúvida era por quantos. Sobretudo na Luz, onde se marcaram uma média de 3 golos por jogo, com 14 vitórias e 1 empate (na primeira jornada, após uma excelente exibição não materializada em golos)! Isto é o Benfica com o qual cresci. Não o das "vitórias invisíveis".

Jorge Jesus é sem dúvida nenhuma o principal responsável por esta vitória, pois foi o Benfica já tinha um bom plantel no ano passado, mas que foi sub aproveitado por um treinador medroso e que não conhece a cultura e o conjunto de valores que sempre orientou o Benfica, ou seja, a nossa Mística.

Com Quique e mesmo com Trapattoni, o Benfica marcava um golo e ficava atrás encolhido, mesmo que o adversário fosse o Desportivo de Beja (sem desprimor), o que era algo que custava ver. Aquilo não era o Benfica.

Não só os conhecimentos tácticos, mas também a capacidade de motivação dos jogadores e adeptos foram mais valias para o treinador português. Fez questão de pôr os jogadores a agradecer o apoio do público em todos os jogos e até chegou a ralhar com que se esquecesse de o fazer. Este é apenas um pormenor mas significativo da importância que Jesus dá aos adeptos que, sem dúvida, ajudam a ganhar jogos.

A camisola desta época tinha as 3 estrelas, que correspondiam às 3 dezenas de campeonatos ganhos pelo Benfica (31). De certeza que isto fez com que alguns jogadores estrangeiros recém chegados percebessem melhor o peso do manto sagrado.

A camisola do próximo ano terá apenas uma estrela, simbolo comemorativo dos 50 anos sobre a primeira conquista da Taça dos Campeões (em 60/61). Gostei da ideia, mas não gostei do resultado. Aparte do horrível (mas habitual) fundo azul do logotipo da tmn, não gostei muito do fundo branco para o símbolo, nem que tivessem mudado as suas cores (tiraram o azul e o verde!). Podem ver aqui mais pormenores.

Já há algum tempo que tenho vindo a pensar e até a comentar (meio a sério meio a brincar) com alguns amigos, que o Benfica no próximo ano pode lutar pela champions (se não houver sangria no plantel). Quando soube que a final era em Wembley, então aí tive mais convicção disso mesmo. Já perdemos duas finais em Londres, por isso a cidade está a dever-nos pelo menos uma. Foi por isso que tive grande satisfação quando Jorge Jesus, sempre tão cauteloso na Liga Europa, afirmou que se tiver oportunidade de ganhar a champions irá lutar por ela. Jesus, onde é que estiveste nos últimos 15 anos?!!! Toca a recuperar o tempo perdido, começando por Wembley 2011!!!

2 comentários:

Alforreca disse...

MB,

Continuo a estar desiludida com o equipamento...
Especialmente com o facto de terem modificado as cores do símbolo...

MB disse...

Realmente terem mudado as cores do símbolo não se percebe. Penso que se corrigissem a questão do logotipo da tmn e a do símbolo a camisola até ficava bonita. Vamos ver o que acontece.

Mas bem estamos, quando o principal problema do clube é a camisola!