"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Não deixem falar o Mantorras

No ultimo jogo da campeonato, contra o Rio-Ave, tinha alguma esperança que Mantorras fosse convocado, para que pudesse entrar em campo nos últimos minutos, se o resultado fosse confortável, e assim permitir que o angolano fosse campeão com minutos em campo. Tinha a mesma esperança para o Moreira. Este foi convocado, mas não chegou a entrar, mas o avançado não.
Depois do finalizado o encontro, e quando os futebolistas estavam a ser chamados um a um causou-me algum espanto que o nº 9 tivesse sido saltado. Teria sido afastado por Jesus? Teria amuado por não ter sido convocado? Na altura, nenhuma das hipóteses me parecia provável, pelo que não me restou remédio se não esperar por mais informação, enquanto comentava com os meus amigos esta situação. Causou-nos estranheza, mas não tinhamos nenhuma explicação.
Soube-se depois que Mantorras tinha saído do estágio ao saber que não iria sentar-se no banco dos suplentes. E até aqui ainda aceito, toda a gente pode tomar uma atitude a quente, que depois venha a arrepender-se. Mas o pior veio quando, dias depois do que se passou, o "9" do Benfica tenha dito que não se arrependia de nada e tenha feito umas declarações potencialmente conflitivas para com o Benfica.
O que não percebe Mantorras é que está a pôr em risco todo o capital de empatia que tinha com os adeptos, o que não é pouco. O momento em que Mantorras ia aquecer ou entrar, na Luz, era de uma desmedida euforia colectiva, apenas comparável com os momentos dos golos. Ao abster-se de ter comparecido à festa no estádio, e depois nas ruas, não só privou-se de receber doses indústriais de apoio (que fazem bem a qualquer ego), como tirou aos benfiquistas a possibilidade de demonstrar a proximidade que sentem com o jogador, como se fez com Moreira (de saída, para muita pena minha) ou Nuno Gomes, que são jogadores com pouco tempo de jogo esta época, mas muito acarinhados não só pelo tempo que levam no Benfica, mas também pelo respeito que sempre tiveram para com os sócios e adeptos.
A lição que se tira desta situação é que é dificil conseguir construir uma boa imagem, mas destruir é muito fácil.

2 comentários:

Alforreca disse...

MB,

Eu até tinha em conta o Mantorras, nem que fosse porque acho que passou ao lado de uma graaannnde carreira!

Agora cuspir no prato em que se come é muiot feio!

Tss Tss...

MB disse...

Só nos resta esperar para ver no que isto dá!