Tal como tinha feito há 5 anos, no
outro blog (que está num coma profundo há alguns anos), escrevo agora uma posta com a minha opinião sobre os jogadores campeões desta temporada (tenham ou não jogado na Liga).
QUIM
Foi o guarda-redes titular e totalista no campeonato. Fez uma época regular, com algumas defesas decisivas e sem grandes falhas. Aparentemente garantiu a titularidade num jogo de pré-época contra o Milan, ao defender 3 ou 4 penalties, quando aparentava ser Moreira o titular. O grande defeito continuam a ser as saídas aos cruzamentos. Está a ter umas semanas complicadas, ao não ser convocado pela selecção e aos 34 anos é quase seguro que não vai continuar no Benfica.
MOREIRA
Jesus decidiu dar minutos a todos os Guarda Redes, mas Moreira foi o que teve menos. Jogou muito pouco, mas eu sempre sinto-me mais seguro quando o vejo na baliza, apesar de reconhecer que nos cruzamentos poderia fazer melhor, entre os postes parece-me bastante melhor do que Quim e a ideia que tenho é que fala bastante com os defesas (ao contrário de Quim). Nos festejos pelas ruas de Lisboa foi dos jogadores mais saudados. Tem uma enorme empatia com os adeptos. Ao ser pouco utilizado e estando em final de contrato, tudo indicava que este iria ser o último ano no Benfica (é o jogador com mais tempo consecutivo de ligação ao clube), mas afinal parece que ainda pode renovar. Espero bem que sim.
JULIO CÉSAR
Devido a boa campanha europeia teve bastante tempo para se mostrar. E não fiquei convencido da sua valia. Não me pareceu ser melhor do que os que lá estavam. É pouco ágil e apesar da altura também não é grande espingarda nos cruzamentos (como exemplo gritante o 1º golo sofrido em Liverpool). Também não jogou na Liga.
(SUPER) MAXI PEREIRA
É um ex-patinho feio. Recordo que quando chegou actuava sobretudo a médio direito e o 3º anel não o podia ver (aquela verruga também não ajuda). Na época passada passou para defesa direito e pouco a pouco foi recuperando o tempo perdido. Fez uma boa época (momentos altos foram os golos contra o Marselha), alternado algumas vezes o lugar com Ruben Amorim. As suas principais qualidades são: concentração, capacidade de entrega e um grande pulmão. Tem uma capacidade de remate razoável, apesar de não o aplicar muitas vezes. Poderia melhorar os cruzamentos.
LUIS FILIPE
Actual patinho feio. Dúvido que deixe de o ser (aliás muito dificil,ente continua no plantel). Salvo erro jogou apenas alguns minutos contra os corruptos e ia marcando um golo. Fraco a defender, sem confiança para atacar. Saiu-lhe o jackpot por fazer parte desta equipa.
LUISÃO
Quem o viu e quem o vê. Quando chegou à Luz (em 2003) foi directamente para a lista negra do 3º anel. Camacho sempre insistiu na titularidade do internacional brasileiro e a sua evolução tem sido notável. Sendo algo limitado de rins e técnicamente, faz da simplicidade a sua arma, jogando sempre pelo seguro e feio se for necessário ("bola para o mato que o jogo é de campeonato"). É o líder da defesa e da equipa, sendo também o sub-capitão. Com Jesus deixou de usar o chutão para a frente como forma de iniciar um ataque (que era tão recorrente e irritante em anos anteriores). Mais uma vez foi decisivo no jogo do título ao marcar o golo contra o Sp. Braga (em 2005 contra o Sportém).
DAVID LUIZ
Depois do disparate que foi pô-lo a defesa esquerdo uma temporada inteira, voltou à sua posição natural. Fez uma boa época, mostrando todas as suas qualidades (técnica, velocidade, capacidade de corte), mas também o seu grande defeito que é excesso de confiança, ao abordar todos os lances com a certeza de que os vai ganhar, provocando algumas faltas desnecessárias. Ainda é jovem e tem uma grande margem de progressão e espero que continue no Benfica no próximo ano para atacarmos a Champions.
SIDNEI
Após uma boa primeira época, este ano jogou pouco. Tem grandes qualidades para jogar no Benfica, mas do que se houve parece que não é muito aplicado nos treinos. Tenho a convicção que se David Luiz sair, Sidnei irá ser um substituto à sua altura. É tecnicamente muito bom, forte no um para um e parecendo pesado não é lento (lembro-me de ganhar em força e corrida um lance ao Hulk na temporada passada). É ainda muito novo (20 anos) e penso que pode dar muito ainda ao clube.
MIGUEL VITOR
Tal como Sidnei, também Miguel Vitor "perdeu" minutos em relação ao ano passado. não porque tenha estado pior, mas simplesmente porque David Luiz passou a jogar a central. Dos 4 centrais é claramente o menos bom. No entanto não compromente quando joga, jogando sempre com concentração e entrega máxima. Provavelmente será emprestado no próximo ano.
RODERICK
Capitão dos Juniores teve direito a alguns minutos, mas não no campeonato. Com penteado à Mozer e a altura do Luisão é uma promessa do Benfica. Vai rodar na próxima temporada no Rio Ave. O que mais se destaca é a sua tranquilidade a jogar, normal dada a idade, mas também vê-se que tem bons pés anormal dada a aparência de desengonçado que tem.
SCHAFFER
Contratado para ser titular, cedo impressionou pela qualidade dos seus cruzamentos. No entanto nunca convenceu defensivamente. Jorge Jesus não lhe deu grande espaço de manobra e foi recambiado para a Argentina. Apesar disso tem sido um grande profissional, referindo sempre que o treinador foi sempre frontal e disse-lhe sempre o que pensava, não tendo por isso razões de queixa. Pelo menos como pessoa parece ser 5 estrelas (tendo em conta aquilo que costuma ser o ego de qualquer futebolista).
CESAR PEIXOTO
Contratado a pedido de Jesus por fazer 3 posições, foi a defesa esquerdo que jogou mais. No entanto a sua temporada foi bastante irregular, devido às suas constantes lesões, que obrigaram a que Fábio Coentrão se tornasse defesa esquerdo. Tem um pé esquerdo muito bom e ataca com qualidade, apesar de ter perdido alguma velocidade. A defender sinceramente ainda não me convenceu.
JAVI GARCIA
Fisicamente é quase um Fernando Aguiar (penso até que conseguiria ficar em pé caso sofresse uma carga de ombro do luso-canadiano), mas no resto é como dia e noite. Chegou como um semi-desconhecido que tinha custado 7 milhões, e todos se lembraram de Balboa. Titular desde o início e a confiança nele depositada foi plenamente correspondida com uma grande temporada. Tácticamente perfeito, sabe jogar simples e rápido o que deu bastante fluidez ao jogo do Benfica. O seu grande momento foi o golo contra a Naval na Luz, muito perto do fim de um jogo pouco conseguido pelo Benfica. Nos festejos por Lisboa era o mais eufórico, à distância. Tirou a camisola, batia no peito, gritava, cantava. Já sabe o que é o Benfica e não quer sair.
AIRTON
É daqueles jogadores que basta 1 min. para perceber a sua qualidade. Até agora não jogou muito, mas quando não estava Javi, ninguém estava preocupado. Aliás até me pareceu melhor que o espanhol na circulação de bola quando pressionado, talvez por ser mais ágil. Não é tão forte fisicamente mas tenho uma excelente opinião sobre o campeão brasileiro e português. E ainda por cima é um puto de 20 anos.
RUBÉN AMORIM
O embaixador dos adeptos em campo. A sua polivalência é muito importante para a equipa, jogando a defesa direito, médio direito ou médio interior. Não sendo um titular absoluto, é um 12º jogador. É com este tipo de jogadores que se faz um campeão e merecia ir ao Mundial. Defende bem e ataca com critério, sendo o contra ponto de Di Maria na esquerda (para que o argentino tenha liberdade no seu flanco, o lado direito é mais comedido).
RAMIRES
Quando foi contratado era um semi-desconhecido (pelo menos para mim, que não acompanho o campeonato brasileiro), mas com algumas referências. Depois da Taça das Confederações deixou poucas dúvidas sobre a sua qualidade. Jogador com um enorme pulmão e entrega. Muito rápido a sair para o contra ataque, mas também muito bom nas coberturas defensivas. Ofensivamente joga mais em futebol apoiado. Marcou alguns golos importantes. Na posição em que joga poderia melhorar a sua capacidade de centrar para àrea. No final da temporada baixou um pouco de rendimento. O homem precisa de férias (já não as tem há algum tempo), mas este ano vai jogar o Mundial e parece que ainda não é desta.
FILIPE MENEZES
Só sou eu que acho que tem uma fronha parecida com a do Zahovic? A sua velocidade também é parecida. Não tenho ainda grande opinião sobre o brasileiro. Tem bons pés, mas ainda não me convenceu que possa ser uma mais valia para o plantel.
CARLOS MARTINS
É um jogador que dá tudo o que tem. Disso ninguém dúvida. O pior é que frequentemente está lesionado. Está época no entanto foi muito importante, para poder fazer descansar Aimar, em jogos menos prioritários, ou quando o jogo estivesse decidido. Aliás, quando Aimar se lesionou Carlos Martins esteve muito bem. Marcou diversos golos ao longo da temporada (alguns deles de levantar o estádio) e foi bastante importante. Apesar disso frequentemente perde bolas por querer fazer aquele passe impossível (Rui Costas há poucos por aí). Foi dos que mais vibrou com o título e esperemos que a próxima temporada seja ainda melhor.
AIMAR
Tenho uma grande dúvida sobre Aimar. Será que posso dar o nome de Aimar ao meu filho (caso venha a ter um filho)? Essa é a grande questão que se me coloca. O homem é de uma classe fora do normal e estando bem fisicamente nota-se logo diferença na qualidade de jogo do Benfica. Para mim foi o melhor jogador do Benfica no 1º terço do campeonato, mas depois lesionou-se e perdeu um pouco o ritmo, mas também sobressairam-se outros. Mas aquela dupla que faz com Saviola é apenas comparável com o que se vê no Camp Nou (mas aqui são mais do que dois jogadores). O golo ao Setúbal e o golo ao Sporting está só ao alcance de poucos. O que não percebo é quem é que a Argentina tem melhor do que ele. O ídolo de Messi vai falhar o Mundial.
FÁBIO COENTRÃO
Parece que o Fábio esteve a meditar e resolveu ser um jogador de futebol. Logo na pré-época fiquei convencido. Estava completamente diferente em relação à sua primeira passagem pela Luz. Foi juntamete com Aimar e Di Maria, dos jogadores que fez mais assistências para golo esta época e isso já diz qualquer coisa. Mas não o suficiente. O puto tem tudo para ser um grande futebolista. Não sendo tão virtuoso como Di Maria (nem tão rápido), é bastante mais incisivo e objectivo. Começou por ter minutos a extremo esquerdo, mas acabou por passar a defesa. No início teve algumas dificuldades, mas adaptou-se à posição, sobretudo porque o Benfica é uma equipa que ataca...e como ataca o Fábio. Vai merecidamente ao Mundial. Falou-se de interesse do Real Madrid, mas nunca dei grande crédito a essas notícias. Vai continuar na Luz e espero que se Di Maria sair, seja aposta como extremo. Tem é de treinar o remate, que ainda está fraquito.
URRETA
Existem muitas esperanças depositadas neste uruguaio. Mas o certo é que a concorrência é muito forte e apenas teve hipótese de jogar (e bem) contra os corruptos, quando a equipa estava bastante desfalcada. Tem mostrado alguns pormenores interessantes, sobretudo tendo em conta a sua juventude. Foi emprestado a meio da época para ser campeão também no Uruguai.Vamos ver se continua emprestado ou itegra o plantel da próxima época.
DI MARIA
Tapado pela prostituta rodriguez na 1ª época e por Reyes na 2ª, finalmente na 3ª temporada foi a época de afirmação de Di Maria. O sua recepção de passes longos por alto é simplesmente a melhor do mundo. Parece que tem cola nos pés. Foi o jogador com mais assistências no campeonato e na Liga Europa (sobretudo para Cardozo). Daquele pé esquerdo sai muita magia e vê-se que tem treinado os remates, pois no início da temporada eram simplesmente ridiculos e no fim já eram remates bastante razoáveis. Provavelmente foi o melhor jogador no último terço do campeonato. A meio da época falou-se de uma oferta do Manchester United de 10M mais Nani e pensei que era uma excelente oferta...agora já tenho algumas dúvidas. Pode sair esta temporada, talvez dependa o que fizer no Mundial (porque 40 M, é muito milhão).
ÉDER LUIS
Um jogador com bastante crédito no Brasil, que veio cheio de vontade para se afirmar no futebol europeu, mas que ainda não convenceu ninguém. Segundo Jesus a sua melhor posição é a de 2º avançado. Com Saviola, Jara, Gaiton, Nuno Gomes e Weldon...vai ter a vida complicada. Marcou um golo importante contra o Paços de Ferreira.
WELDON
Das contratações mais rentávies de sempre. Custou uma pechincha e todos os seus (5) golos foram importantes, começando pelo da 1ª jornada contra o Maritimo, acabando na Madeira com o...Nacional. É muito rápido e finaliza bem. Bom jogador para ter como "arma secreta".
KEIRRISON
Foi contratado pelo Barça por 15 M e ainda hoje muita gente pergunta porquê. Sobretudo em Barcelona,mais agora que o clube vai a eleições. Teve alguns minutos para mostrar-se e....passou despercebido. Pode ser que tenha mais sorte em Florença.
KARDEC
Confesso que estou entusiasmado com este jogador. Não só pela euforia que provocou com o excelente golo ao Marselha, mas por pormenores que tem tido. Joga bastante bem de costas para a baliza e consegue segurar o jogo desta forma. Sendo alto é relativamente ágil e consegue sair a driblar com alguma facilidade e tem um bom remate. Com 6 meses em Portugal, nos poucos minutos que teve, já levou mais porrada que no resto da carreira. Parece ter também umas costas de aço, pois em já levou com pontapés nas costas (mesmo com pitons) e ficou em pé. Claramente todo um novo desafio para o capitão dos corruptos.
NUNO GOMES
O histórico do glorioso é um grande capitão e continua a ser um grande futebolista, apesar de Jesus não contar muito com ele para jogar. Mesmo assim marcou os seus golitos (um deles importantissimo contra a Olhanense) e fez as suas assistências. Tenho uma grande curiosidade para ver num tridente com Aimar e Saviola, mas parece que o treinador do Benfica vê incompatíveis o avançado argentino e o português e esta minha pretensão vai ficar por isso mesmo. Apesar dos poucos minutos que teve, deveria ir ao Mundial (ok, sei que sou um dos esquisitos que acha que o "21" ainda é um bom avançado e que não temos melhor).
SAVIOLA
Ter um jogador destes no campeonato luso é um luxo. Veio rotulado de "velho e acabado" por muitos. Nem se deram ao trabalho de olhar para o BI (tinha 27 anos quando chegou). A esses iluminados Saviola respondeu com futebol de 1º nível. Tudo que faz é bem feito com e sem bola e tem uma capacidade técnica muito acima da média.
Este golo exemplifica isso mesmo. Foi na minha opinião o melhor jogador da época e foi uma pena que se tivesse lesionado numa fase decisiva da temporada. Já percebeu o que é o Benfica, e depois de vários anos a penar no banco do Real Madrid e Barcelona voltou a ser feliz a fazer o que sabe melhor, jogar futebol. E nós (os adeptos do futebol em geral e do Benfica em particular) agradecemos. Vai ser importante a sua experiência na Champions.
CARDOZO
O perigoso. Tem um pé esquerdo com uma potência fora do normal e essa é claramente a sua grande qualidade. Este ano, melhorou bastante em vários aspectos: jogo de cabeça, jogo de costas para a baliza e capacidade de fazer pressão alta. Piorou num: eficácia nos penalties. Muitos (eu incluido) imploravam para que deixasse de os marcar, mas o certo é que Jesus sempre confiou nele e correu tudo bem. Fomos campeões e Taquara o melhor marcador da Liga, conseguindo um feito que nenhum futebolista do Benfica atingia desde Rui Águas e apenas 2 º a passar a barreira dos 20 golos desde então (Nuno Gomes tinha sido o 1º) ao fazer 26 (38 em todas as competições). Um dos seus grandes defeitos (lentidão) talvez seja a razão pela qual ainda não tenha sido comprado por nenhum tubarão, pois só será transferido por uma boa quantia (custou 12, penso que por 25 é vendido, apesar da cláusula ser 60).
MANTORRAS
Jogou apenas uns 20 minutos na taça. Destacou-se pelo comportamento lamentável que teve ao amuar por não ter sido convocado no último jogo e ter ido para casa. Pode ter posto o ponto final na relação com o Benfica e, mais grave, com os Benfiquistas.