"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Enormes!!

Neste fim-de-semana, a selecção da Argentina chegou à Africa do Sul. À sua espera tinham um grupo de jovens de 13, 14 anos. Perguntaram a esses adolescentes quem era o jogador preferido. A resposta não se fez esperar "Di Maria, porque joga no Benfica". Pois é...nem Messi, nem Aguero, nem Higuaín, nem Tevez, porque nenhum deles joga no Benfica.
Já há alguns meses Aimar tinha sido considerado o melhor jogador argentino da década devido à quantidade massiva de votos de adeptos benfiquistas.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

OS CAMPEÕES 2009/10

Tal como tinha feito há 5 anos, no outro blog (que está num coma profundo há alguns anos), escrevo agora uma posta com a minha opinião sobre os jogadores campeões desta temporada (tenham ou não jogado na Liga).

QUIM
Foi o guarda-redes titular e totalista no campeonato. Fez uma época regular, com algumas defesas decisivas e sem grandes falhas. Aparentemente garantiu a titularidade num jogo de pré-época contra o Milan, ao defender 3 ou 4 penalties, quando aparentava ser Moreira o titular. O grande defeito continuam a ser as saídas aos cruzamentos. Está a ter umas semanas complicadas, ao não ser convocado pela selecção e aos 34 anos é quase seguro que não vai continuar no Benfica.

MOREIRA
Jesus decidiu dar minutos a todos os Guarda Redes, mas Moreira foi o que teve menos. Jogou muito pouco, mas eu sempre sinto-me mais seguro quando o vejo na baliza, apesar de reconhecer que nos cruzamentos poderia fazer melhor, entre os postes parece-me bastante melhor do que Quim e a ideia que tenho é que fala bastante com os defesas (ao contrário de Quim). Nos festejos pelas ruas de Lisboa foi dos jogadores mais saudados. Tem uma enorme empatia com os adeptos. Ao ser pouco utilizado e estando em final de contrato, tudo indicava que este iria ser o último ano no Benfica (é o jogador com mais tempo consecutivo de ligação ao clube), mas afinal parece que ainda pode renovar. Espero bem que sim.

JULIO CÉSAR
Devido a boa campanha europeia teve bastante tempo para se mostrar. E não fiquei convencido da sua valia. Não me pareceu ser melhor do que os que lá estavam. É pouco ágil e apesar da altura também não é grande espingarda nos cruzamentos (como exemplo gritante o 1º golo sofrido em Liverpool). Também não jogou na Liga.

(SUPER) MAXI PEREIRA
É um ex-patinho feio. Recordo que quando chegou actuava sobretudo a médio direito e o 3º anel não o podia ver (aquela verruga também não ajuda). Na época passada passou para defesa direito e pouco a pouco foi recuperando o tempo perdido. Fez uma boa época (momentos altos foram os golos contra o Marselha), alternado algumas vezes o lugar com Ruben Amorim. As suas principais qualidades são: concentração, capacidade de entrega e um grande pulmão. Tem uma capacidade de remate razoável, apesar de não o aplicar muitas vezes. Poderia melhorar os cruzamentos.

LUIS FILIPE
Actual patinho feio. Dúvido que deixe de o ser (aliás muito dificil,ente continua no plantel). Salvo erro jogou apenas alguns minutos contra os corruptos e ia marcando um golo. Fraco a defender, sem confiança para atacar. Saiu-lhe o jackpot por fazer parte desta equipa.

LUISÃO
Quem o viu e quem o vê. Quando chegou à Luz (em 2003) foi directamente para a lista negra do 3º anel. Camacho sempre insistiu na titularidade do internacional brasileiro e a sua evolução tem sido notável. Sendo algo limitado de rins e técnicamente, faz da simplicidade a sua arma, jogando sempre pelo seguro e feio se for necessário ("bola para o mato que o jogo é de campeonato"). É o líder da defesa e da equipa, sendo também o sub-capitão. Com Jesus deixou de usar o chutão para a frente como forma de iniciar um ataque (que era tão recorrente e irritante em anos anteriores). Mais uma vez foi decisivo no jogo do título ao marcar o golo contra o Sp. Braga (em 2005 contra o Sportém).

DAVID LUIZ
Depois do disparate que foi pô-lo a defesa esquerdo uma temporada inteira, voltou à sua posição natural. Fez uma boa época, mostrando todas as suas qualidades (técnica, velocidade, capacidade de corte), mas também o seu grande defeito que é excesso de confiança, ao abordar todos os lances com a certeza de que os vai ganhar, provocando algumas faltas desnecessárias. Ainda é jovem e tem uma grande margem de progressão e espero que continue no Benfica no próximo ano para atacarmos a Champions.

SIDNEI
Após uma boa primeira época, este ano jogou pouco. Tem grandes qualidades para jogar no Benfica, mas do que se houve parece que não é muito aplicado nos treinos. Tenho a convicção que se David Luiz sair, Sidnei irá ser um substituto à sua altura. É tecnicamente muito bom, forte no um para um e parecendo pesado não é lento (lembro-me de ganhar em força e corrida um lance ao Hulk na temporada passada). É ainda muito novo (20 anos) e penso que pode dar muito ainda ao clube.

MIGUEL VITOR
Tal como Sidnei, também Miguel Vitor "perdeu" minutos em relação ao ano passado. não porque tenha estado pior, mas simplesmente porque David Luiz passou a jogar a central. Dos 4 centrais é claramente o menos bom. No entanto não compromente quando joga, jogando sempre com concentração e entrega máxima. Provavelmente será emprestado no próximo ano.

RODERICK
Capitão dos Juniores teve direito a alguns minutos, mas não no campeonato. Com penteado à Mozer e a altura do Luisão é uma promessa do Benfica. Vai rodar na próxima temporada no Rio Ave. O que mais se destaca é a sua tranquilidade a jogar, normal dada a idade, mas também vê-se que tem bons pés anormal dada a aparência de desengonçado que tem.

SCHAFFER
Contratado para ser titular, cedo impressionou pela qualidade dos seus cruzamentos. No entanto nunca convenceu defensivamente. Jorge Jesus não lhe deu grande espaço de manobra e foi recambiado para a Argentina. Apesar disso tem sido um grande profissional, referindo sempre que o treinador foi sempre frontal e disse-lhe sempre o que pensava, não tendo por isso razões de queixa. Pelo menos como pessoa parece ser 5 estrelas (tendo em conta aquilo que costuma ser o ego de qualquer futebolista).

CESAR PEIXOTO
Contratado a pedido de Jesus por fazer 3 posições, foi a defesa esquerdo que jogou mais. No entanto a sua temporada foi bastante irregular, devido às suas constantes lesões, que obrigaram a que Fábio Coentrão se tornasse defesa esquerdo. Tem um pé esquerdo muito bom e ataca com qualidade, apesar de ter perdido alguma velocidade. A defender sinceramente ainda não me convenceu.

JAVI GARCIA
Fisicamente é quase um Fernando Aguiar (penso até que conseguiria ficar em pé caso sofresse uma carga de ombro do luso-canadiano), mas no resto é como dia e noite. Chegou como um semi-desconhecido que tinha custado 7 milhões, e todos se lembraram de Balboa. Titular desde o início e a confiança nele depositada foi plenamente correspondida com uma grande temporada. Tácticamente perfeito, sabe jogar simples e rápido o que deu bastante fluidez ao jogo do Benfica. O seu grande momento foi o golo contra a Naval na Luz, muito perto do fim de um jogo pouco conseguido pelo Benfica. Nos festejos por Lisboa era o mais eufórico, à distância. Tirou a camisola, batia no peito, gritava, cantava. Já sabe o que é o Benfica e não quer sair.

AIRTON
É daqueles jogadores que basta 1 min. para perceber a sua qualidade. Até agora não jogou muito, mas quando não estava Javi, ninguém estava preocupado. Aliás até me pareceu melhor que o espanhol na circulação de bola quando pressionado, talvez por ser mais ágil. Não é tão forte fisicamente mas tenho uma excelente opinião sobre o campeão brasileiro e português. E ainda por cima é um puto de 20 anos.

RUBÉN AMORIM
O embaixador dos adeptos em campo. A sua polivalência é muito importante para a equipa, jogando a defesa direito, médio direito ou médio interior. Não sendo um titular absoluto, é um 12º jogador. É com este tipo de jogadores que se faz um campeão e merecia ir ao Mundial. Defende bem e ataca com critério, sendo o contra ponto de Di Maria na esquerda (para que o argentino tenha liberdade no seu flanco, o lado direito é mais comedido).

RAMIRES
Quando foi contratado era um semi-desconhecido (pelo menos para mim, que não acompanho o campeonato brasileiro), mas com algumas referências. Depois da Taça das Confederações deixou poucas dúvidas sobre a sua qualidade. Jogador com um enorme pulmão e entrega. Muito rápido a sair para o contra ataque, mas também muito bom nas coberturas defensivas. Ofensivamente joga mais em futebol apoiado. Marcou alguns golos importantes. Na posição em que joga poderia melhorar a sua capacidade de centrar para àrea. No final da temporada baixou um pouco de rendimento. O homem precisa de férias (já não as tem há algum tempo), mas este ano vai jogar o Mundial e parece que ainda não é desta.

FILIPE MENEZES
Só sou eu que acho que tem uma fronha parecida com a do Zahovic? A sua velocidade também é parecida. Não tenho ainda grande opinião sobre o brasileiro. Tem bons pés, mas ainda não me convenceu que possa ser uma mais valia para o plantel.

CARLOS MARTINS
É um jogador que dá tudo o que tem. Disso ninguém dúvida. O pior é que frequentemente está lesionado. Está época no entanto foi muito importante, para poder fazer descansar Aimar, em jogos menos prioritários, ou quando o jogo estivesse decidido. Aliás, quando Aimar se lesionou Carlos Martins esteve muito bem. Marcou diversos golos ao longo da temporada (alguns deles de levantar o estádio) e foi bastante importante. Apesar disso frequentemente perde bolas por querer fazer aquele passe impossível (Rui Costas há poucos por aí). Foi dos que mais vibrou com o título e esperemos que a próxima temporada seja ainda melhor.

AIMAR
Tenho uma grande dúvida sobre Aimar. Será que posso dar o nome de Aimar ao meu filho (caso venha a ter um filho)? Essa é a grande questão que se me coloca. O homem é de uma classe fora do normal e estando bem fisicamente nota-se logo diferença na qualidade de jogo do Benfica. Para mim foi o melhor jogador do Benfica no 1º terço do campeonato, mas depois lesionou-se e perdeu um pouco o ritmo, mas também sobressairam-se outros. Mas aquela dupla que faz com Saviola é apenas comparável com o que se vê no Camp Nou (mas aqui são mais do que dois jogadores). O golo ao Setúbal e o golo ao Sporting está só ao alcance de poucos. O que não percebo é quem é que a Argentina tem melhor do que ele. O ídolo de Messi vai falhar o Mundial.

FÁBIO COENTRÃO
Parece que o Fábio esteve a meditar e resolveu ser um jogador de futebol. Logo na pré-época fiquei convencido. Estava completamente diferente em relação à sua primeira passagem pela Luz. Foi juntamete com Aimar e Di Maria, dos jogadores que fez mais assistências para golo esta época e isso já diz qualquer coisa. Mas não o suficiente. O puto tem tudo para ser um grande futebolista. Não sendo tão virtuoso como Di Maria (nem tão rápido), é bastante mais incisivo e objectivo. Começou por ter minutos a extremo esquerdo, mas acabou por passar a defesa. No início teve algumas dificuldades, mas adaptou-se à posição, sobretudo porque o Benfica é uma equipa que ataca...e como ataca o Fábio. Vai merecidamente ao Mundial. Falou-se de interesse do Real Madrid, mas nunca dei grande crédito a essas notícias. Vai continuar na Luz e espero que se Di Maria sair, seja aposta como extremo. Tem é de treinar o remate, que ainda está fraquito.

URRETA
Existem muitas esperanças depositadas neste uruguaio. Mas o certo é que a concorrência é muito forte e apenas teve hipótese de jogar (e bem) contra os corruptos, quando a equipa estava bastante desfalcada. Tem mostrado alguns pormenores interessantes, sobretudo tendo em conta a sua juventude. Foi emprestado a meio da época para ser campeão também no Uruguai.Vamos ver se continua emprestado ou itegra o plantel da próxima época.

DI MARIA
Tapado pela prostituta rodriguez na 1ª época e por Reyes na 2ª, finalmente na 3ª temporada foi a época de afirmação de Di Maria. O sua recepção de passes longos por alto é simplesmente a melhor do mundo. Parece que tem cola nos pés. Foi o jogador com mais assistências no campeonato e na Liga Europa (sobretudo para Cardozo). Daquele pé esquerdo sai muita magia e vê-se que tem treinado os remates, pois no início da temporada eram simplesmente ridiculos e no fim já eram remates bastante razoáveis. Provavelmente foi o melhor jogador no último terço do campeonato. A meio da época falou-se de uma oferta do Manchester United de 10M mais Nani e pensei que era uma excelente oferta...agora já tenho algumas dúvidas. Pode sair esta temporada, talvez dependa o que fizer no Mundial (porque 40 M, é muito milhão).

ÉDER LUIS
Um jogador com bastante crédito no Brasil, que veio cheio de vontade para se afirmar no futebol europeu, mas que ainda não convenceu ninguém. Segundo Jesus a sua melhor posição é a de 2º avançado. Com Saviola, Jara, Gaiton, Nuno Gomes e Weldon...vai ter a vida complicada. Marcou um golo importante contra o Paços de Ferreira.

WELDON
Das contratações mais rentávies de sempre. Custou uma pechincha e todos os seus (5) golos foram importantes, começando pelo da 1ª jornada contra o Maritimo, acabando na Madeira com o...Nacional. É muito rápido e finaliza bem. Bom jogador para ter como "arma secreta".

KEIRRISON
Foi contratado pelo Barça por 15 M e ainda hoje muita gente pergunta porquê. Sobretudo em Barcelona,mais agora que o clube vai a eleições. Teve alguns minutos para mostrar-se e....passou despercebido. Pode ser que tenha mais sorte em Florença.

KARDEC
Confesso que estou entusiasmado com este jogador. Não só pela euforia que provocou com o excelente golo ao Marselha, mas por pormenores que tem tido. Joga bastante bem de costas para a baliza e consegue segurar o jogo desta forma. Sendo alto é relativamente ágil e consegue sair a driblar com alguma facilidade e tem um bom remate. Com 6 meses em Portugal, nos poucos minutos que teve, já levou mais porrada que no resto da carreira. Parece ter também umas costas de aço, pois em já levou com pontapés nas costas (mesmo com pitons) e ficou em pé. Claramente todo um novo desafio para o capitão dos corruptos.

NUNO GOMES
O histórico do glorioso é um grande capitão e continua a ser um grande futebolista, apesar de Jesus não contar muito com ele para jogar. Mesmo assim marcou os seus golitos (um deles importantissimo contra a Olhanense) e fez as suas assistências. Tenho uma grande curiosidade para ver num tridente com Aimar e Saviola, mas parece que o treinador do Benfica vê incompatíveis o avançado argentino e o português e esta minha pretensão vai ficar por isso mesmo. Apesar dos poucos minutos que teve, deveria ir ao Mundial (ok, sei que sou um dos esquisitos que acha que o "21" ainda é um bom avançado e que não temos melhor).

SAVIOLA
Ter um jogador destes no campeonato luso é um luxo. Veio rotulado de "velho e acabado" por muitos. Nem se deram ao trabalho de olhar para o BI (tinha 27 anos quando chegou). A esses iluminados Saviola respondeu com futebol de 1º nível. Tudo que faz é bem feito com e sem bola e tem uma capacidade técnica muito acima da média. Este golo exemplifica isso mesmo. Foi na minha opinião o melhor jogador da época e foi uma pena que se tivesse lesionado numa fase decisiva da temporada. Já percebeu o que é o Benfica, e depois de vários anos a penar no banco do Real Madrid e Barcelona voltou a ser feliz a fazer o que sabe melhor, jogar futebol. E nós (os adeptos do futebol em geral e do Benfica em particular) agradecemos. Vai ser importante a sua experiência na Champions.

CARDOZO
O perigoso. Tem um pé esquerdo com uma potência fora do normal e essa é claramente a sua grande qualidade. Este ano, melhorou bastante em vários aspectos: jogo de cabeça, jogo de costas para a baliza e capacidade de fazer pressão alta. Piorou num: eficácia nos penalties. Muitos (eu incluido) imploravam para que deixasse de os marcar, mas o certo é que Jesus sempre confiou nele e correu tudo bem. Fomos campeões e Taquara o melhor marcador da Liga, conseguindo um feito que nenhum futebolista do Benfica atingia desde Rui Águas e apenas 2 º a passar a barreira dos 20 golos desde então (Nuno Gomes tinha sido o 1º) ao fazer 26 (38 em todas as competições). Um dos seus grandes defeitos (lentidão) talvez seja a razão pela qual ainda não tenha sido comprado por nenhum tubarão, pois só será transferido por uma boa quantia (custou 12, penso que por 25 é vendido, apesar da cláusula ser 60).

MANTORRAS
Jogou apenas uns 20 minutos na taça. Destacou-se pelo comportamento lamentável que teve ao amuar por não ter sido convocado no último jogo e ter ido para casa. Pode ter posto o ponto final na relação com o Benfica e, mais grave, com os Benfiquistas.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Internazionale


Ao fim de 45 anos de espera, o Inter de Milão voltou a ser rei da Europa. Dois nomes destacaram nesta final: Milito e Mourinho. O primeiro pelos dois excelentes golos que marcou (fez também duas assistências desaproveitadas pelos seus companheiros). O português pela novela que está a ser a sua saída para o Real Madrid. Se era praticamente certo antes do jogo que a mudança de clube irá existir, ao conseguir vencer a final, Mourinho conseguiu mais um argumento de saída (para além do "estou farto de Itália"): já ganhou tudo e conseguiu até imitar Guardiola ao conquistar um triplete (taça, campeonato e champions).
O Inter de Milão muitas vezes é "acusado" de não ser uma equipa realmente italiana, porque há poucos italianos no plantel e na maioria das vezes nenhum no onze titular. Mas o facto é que está apenas a respeitar o seu nome e a razão da sua fundação. Em 1908, alguns dissidentes do actual AC Milan, juntam-se para criar um clube que aceitasse estrangeiros, ao contrário do que acontecia com o rival. Daí o nome "Internazionale".

Mourinho faz neste momento parte de um restrito número (3) de treinadores que foram campeões europeus por 2 clubes diferentes. Provavelmente em breve será o único a ganhar por 3 clubes diferentes. É já um dos melhores treinadores de sempre, mas tal como Messi, caminha para ser o melhor de sempre.

A final de sábado teve pouca história, sobretudo na 1ª parte. O Inter controlou sem bola, como é típico do futebol italiano e esperou os contra ataques para tentar marcar. Houve um lance em que o Bayern poderia ter empatado, no início da 2ª parte, mas Julio César mostrou porque é um dos melhores guarda redes do Mundo.

Em Milão foi a locura e a festa durou até ao amanhecer. Às 6h da manhã, 50 mil tiffosi esperavam os novos campeões europeus no Estádio Giuseppe Meazza. O herói de Barnabéu (Milito) estava lá, mas o herói que vai mudar-se para o Madrid provavelmente estaria em sua casa, a descansar e não se despediu dos seus adeptos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Não deixem falar o Mantorras

No ultimo jogo da campeonato, contra o Rio-Ave, tinha alguma esperança que Mantorras fosse convocado, para que pudesse entrar em campo nos últimos minutos, se o resultado fosse confortável, e assim permitir que o angolano fosse campeão com minutos em campo. Tinha a mesma esperança para o Moreira. Este foi convocado, mas não chegou a entrar, mas o avançado não.
Depois do finalizado o encontro, e quando os futebolistas estavam a ser chamados um a um causou-me algum espanto que o nº 9 tivesse sido saltado. Teria sido afastado por Jesus? Teria amuado por não ter sido convocado? Na altura, nenhuma das hipóteses me parecia provável, pelo que não me restou remédio se não esperar por mais informação, enquanto comentava com os meus amigos esta situação. Causou-nos estranheza, mas não tinhamos nenhuma explicação.
Soube-se depois que Mantorras tinha saído do estágio ao saber que não iria sentar-se no banco dos suplentes. E até aqui ainda aceito, toda a gente pode tomar uma atitude a quente, que depois venha a arrepender-se. Mas o pior veio quando, dias depois do que se passou, o "9" do Benfica tenha dito que não se arrependia de nada e tenha feito umas declarações potencialmente conflitivas para com o Benfica.
O que não percebe Mantorras é que está a pôr em risco todo o capital de empatia que tinha com os adeptos, o que não é pouco. O momento em que Mantorras ia aquecer ou entrar, na Luz, era de uma desmedida euforia colectiva, apenas comparável com os momentos dos golos. Ao abster-se de ter comparecido à festa no estádio, e depois nas ruas, não só privou-se de receber doses indústriais de apoio (que fazem bem a qualquer ego), como tirou aos benfiquistas a possibilidade de demonstrar a proximidade que sentem com o jogador, como se fez com Moreira (de saída, para muita pena minha) ou Nuno Gomes, que são jogadores com pouco tempo de jogo esta época, mas muito acarinhados não só pelo tempo que levam no Benfica, mas também pelo respeito que sempre tiveram para com os sócios e adeptos.
A lição que se tira desta situação é que é dificil conseguir construir uma boa imagem, mas destruir é muito fácil.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Recuperação da Mística

A temporada que terminou foi provavelmente a melhor que eu vi o Benfica fazer nos últimos 20 anos. A opinião é consensual no mundo benfiquista.

Ao contrário do campeonato de 2004/05, o Benfica este ano foi campeão, dominado os jogos quase todos do principio ao fim, e na sua maioria nunca houve a dúvida se a vitória iria chegar ou não, a dúvida era por quantos. Sobretudo na Luz, onde se marcaram uma média de 3 golos por jogo, com 14 vitórias e 1 empate (na primeira jornada, após uma excelente exibição não materializada em golos)! Isto é o Benfica com o qual cresci. Não o das "vitórias invisíveis".

Jorge Jesus é sem dúvida nenhuma o principal responsável por esta vitória, pois foi o Benfica já tinha um bom plantel no ano passado, mas que foi sub aproveitado por um treinador medroso e que não conhece a cultura e o conjunto de valores que sempre orientou o Benfica, ou seja, a nossa Mística.

Com Quique e mesmo com Trapattoni, o Benfica marcava um golo e ficava atrás encolhido, mesmo que o adversário fosse o Desportivo de Beja (sem desprimor), o que era algo que custava ver. Aquilo não era o Benfica.

Não só os conhecimentos tácticos, mas também a capacidade de motivação dos jogadores e adeptos foram mais valias para o treinador português. Fez questão de pôr os jogadores a agradecer o apoio do público em todos os jogos e até chegou a ralhar com que se esquecesse de o fazer. Este é apenas um pormenor mas significativo da importância que Jesus dá aos adeptos que, sem dúvida, ajudam a ganhar jogos.

A camisola desta época tinha as 3 estrelas, que correspondiam às 3 dezenas de campeonatos ganhos pelo Benfica (31). De certeza que isto fez com que alguns jogadores estrangeiros recém chegados percebessem melhor o peso do manto sagrado.

A camisola do próximo ano terá apenas uma estrela, simbolo comemorativo dos 50 anos sobre a primeira conquista da Taça dos Campeões (em 60/61). Gostei da ideia, mas não gostei do resultado. Aparte do horrível (mas habitual) fundo azul do logotipo da tmn, não gostei muito do fundo branco para o símbolo, nem que tivessem mudado as suas cores (tiraram o azul e o verde!). Podem ver aqui mais pormenores.

Já há algum tempo que tenho vindo a pensar e até a comentar (meio a sério meio a brincar) com alguns amigos, que o Benfica no próximo ano pode lutar pela champions (se não houver sangria no plantel). Quando soube que a final era em Wembley, então aí tive mais convicção disso mesmo. Já perdemos duas finais em Londres, por isso a cidade está a dever-nos pelo menos uma. Foi por isso que tive grande satisfação quando Jorge Jesus, sempre tão cauteloso na Liga Europa, afirmou que se tiver oportunidade de ganhar a champions irá lutar por ela. Jesus, onde é que estiveste nos últimos 15 anos?!!! Toca a recuperar o tempo perdido, começando por Wembley 2011!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DEIXEM PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!!!

Demoro muito a postar basicamente por causa do vulcão de nome impronunciável, mas aqui vai...

Fui ver o jogo contra o Rio-Ave e a verdade é que não foi das nossas melhores exibições, mas mais importante do que a nota artística, era conseguir no mínimo o tal ponto que nos faltava, e o certo é que conseguimos os 3 da vitória e a consequente festa.
Outro ponto de interesse foram os 2 golos conseguidos por Cardozo, para vencer o prémio de melhor marcador da Liga. Fui dos muitos que estavam na Luz, em 1991 (com 11 anos) quando o Rui Águas marcou 2 golos e conseguiu não ser ultrapassado pelo Domingos (que estava marcar 4 no seu jogo) e fui dos 65 mil que vibraram com os golos de Cardozo no último domingo, pelo que significava para o jogo, mas também pelo garantia da liderança na lista de melhores marcadores do avançado paraguaio.

Fui com 2 amigos e ao nosso lado estava o Benfiquista mais sofredor que vi na minha vida. Ao pé dele senti-me como um mero curioso do Glorioso. Lembram-se do puto que há umas semanas apareceu na TV a chorar por um golo do Benfas? Pois ao meu lado estava um senhor de cerca de 70 anos que fazia a mesma figura, ainda o jogo não tinha começado!!! Fiquei seriamente preocupado, porque pensei que o homem corria o risco de não aguentar o jogo todo sem ter um ataque cardiaco. Mas correu tudo bem.

A festa foi boa e o facto de termos uma taça no final, foi uma novidade que se agradece e que uma tradição que deve começar agora (na maioria dos principais campeonatos é o que acontece já há largos anos). A festa teve outro sabor e o facto de o trofeu parecer um copo de imperial (ou fino) foi de muito bom gosto (pelo menos para mim que gosto de cerveja). Afinal cerveja e futebol andam lado a lado.
No final da partida, foram chamados os jogadores um a um, para o merecido aplauso, juntamente com o Jesus, adjuntos, Rui Costa e Luis Filipe Vieira. Uma excepção que ninguém percebeu e ainda ninguém explicou. Mantorras. Estava a comentar com os meus amigos que quando o angolano fosse chamado iria ser a locura total, mas a verdade é que não foi. É ainda um mistério, pois merecia esta homenagem.

Depois do jogo ainda estive mais de 1h nas roulotes do colombo antes de ir de metro para o marquês. No metro a festa foi muita, durante o tempo todo. Acabei por sair na estação "Parque" e descer até à Fontes Pereira de Melo. Estava tudo ao rubro. Consegui entrar em contacto com um amigo que já estava na rotunda e para lá dirigi-me, deixando os meus companheiros de bancada (que não consegui voltar a encontrar). Segui o autocarro dos campeões desde o Marquês até ao Rossio (entretanto, com a confusão, perdi-me de toda a gente) e fui cantando com todos os adeptos e jogadores, dando uma volta ao autocarro para conseguir ver todos os jogadores e treinadores.

Destaque do autocarro: claramente Javi Garcia...pelo menos daquilo que vi. O homem estava completamente eufórico e provavelmente deve ter bebido uma cerveja ou outra (mas directamente da Taça de vencedor da Liga). Tirou a camisola, bateu no peito, gritou, cantou...um espetáculo. Também Jorge Jesus estava em altas. Encontrava-se na parte da frente do autocarro e levava uma bandeira que não parava de exibir. David Luiz, Rui Costa, Carlos Martins, Cardozo, Rubén Amorim e Nuno Gomes foram outros que vi bastante animados. Vários jogadores falavam com adeptos, cheguei a ver trocas de cachecóis entre jogadores e adeptos...enfim, foi uma festa inesquecivel e indescritível.



Chegados ao Rossio, o autocarro acelerou pela Rua do Ouro e nunca mais ninguém o viu. As pessoas começaram a dirigir-se para a Praça do Município, e a encher a praça, mas chegou o carro da policia para informar que o os jogadores só iriam entrar na Câmara no dia seguinte.

P.S.Quase que estou contente por o Benfica ter perdido no Porto, porque de outro modo teria perdido esta festa.

P.S.2. Não consigo de parar de cantar (mentalmente ou vocalmente) músicas do S.L.B. até agora (quarta-feira).

P.S.3. CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O tempo parou

Após uma leitura de alguns posts de alguns bloogers benfiquistas, dá para perceber que a sensação que tenho é partilhada por muita gente. Nunca uma sexta-feira me pareceu tão longinqua e já há muito que não esperava tanto por um domingo à noite. A percepção é a de que o tempo parou. Depois de andar um ano inteiro a ver 2 jogos do Benfica por semana, ter passado a apenas um, é causa de maior ansiedade. Nunca mais joga o Glorioso, porra!!
p.s. Entretanto o "fraquinho" Marselha foi campeão francês.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Benfica 2010/2011

O Benfica já prepara a época de 2010/2011. Já se anunciaram alguns jogadores (Jara e Gaitan), mas sei de fonte segura (que obviamente não poderei revelar), que o Benfica já comprou uma nova viatura para transportar a equipa quando for para o porto, jogar contra a equipa dos corruptos. Em exclusivo ponho uma foto de uma viatura em tudo semelhante àquela adquirida pelo Benfica, com o provável motorista.


Jorge Jesus está bem seguro para a próxima época e não falo do contrato, falo do novo equipamento a ser utilizado durante os jogos no estádio dos corruptos. Deixo em baixo uma foto conseguida através de fontes internas da marca desportiva que patrocina o Benfica.


As casas do Benfica do norte do país, por sua vez, já têm planos para as obras que irão fazer, nos seus edificios. A ideia é que passem a ser mais homogéneas entre si, e o objectivo é que se pareçam com o edificio da foto em baixo.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Previsível


Previsível

Já há muito que um jogo contra os corruptos não provocava tanto pânico aos seus adeptos. O facto de o Benfica se poder sagrar campeão no seu antro deve ter sido a causa de muitos pesadelos. Por isso era claro que o Benfica não poderia ser campeão nesta jornada, nem que isso implicasse a impossibilidade de os corruptos chegarem ao 3º lugar (isso era irrelevante).

O clima de intimidação foi constante, e soube-se durante a semana que o gang dos super dragões tinha comprado 3.500 bolas de golfe. Por isso ninguém se surpreendeu quando começaram a voar bolas brancas pequeninas para dentro do relvado.
Ao chegar a Gaia, o autocarro do Benfica foi apedrejado e foram lançados sacos de tinta azul. O mesmo tipo de “atenção” foi dada a algumas casas do Benfica situadas no Norte, que mais parece que vivem na faixa de Gaza.

Perante este clima, o bom do Olegário mais não fez do que aquilo que seria de esperar. Uma arbitragem que pautou pela intimidação aos jogadores do Benfica (com a média de um amarelo por falta, por mais banal que fosse, nos primeiros 15 minutos). O mais ridiculo de todos foi o amarelo ao Di Maria. Levou amarelo por ter sofrido uma falta. Muito bom. Mudando radicalmente o critério dos amarelos, perdoou uma expulsão ao Fucile aos 17 minutos por pontapear por Di Maria por trás.Houve dois lances para penalti a favor do Benfica: a falta sobre o Máxi Pereira, clarissima, e a mão de o jogador dos corruptos após um livre. Mas penálties a favor do Benfica no Porto são como os dias de neve em Lisboa, acontecem em cada 50 anos. Inrível é como num jogo que até nem teve tantas faltas, o Benfica acabou com 7 amarelos!! 7!!! Coincidência foi os primeiros 3 terem sido para jogadores que ficam suspensos no próximo jogo. Os únicos que se safaram foram o Aimar (suplente utilizado) e Saviola (substituido aos 63 minutos).

Os jogadores dos corruptos foram uma vergonha. Morriam a cada falta (ou pretensa falta) claramente com o objectivo de sacar amarelos. E conseguiram várias vezes. Tentaram também ganhar dois penaltis, com 2 mergulhos (Fucile, que levou o 2º amarelo e Hulk), mas o Olegário não teve descaramento para tanto.

O Benfica não fez um bom jogo, por duas razões: alguma ansiedade natural, por ser um jogo que podia ter decidido o campeonato e porque cedo se percebeu que o Olegário iria amarelar tudo o que se visse a mexer e estivesse vestido de vermelho. Mas não faz mal, não foi nesta semana, será na próxima (apesar de não negar que se fosse nesta teria um gostinho especial).

Notas Finais:
- Parabéns aos corruptos pelo 3º lugar
- Olegário Benquerença para prémio Nobel da Paz (conseguiu ajudar a evitar uma guerra civil no Porto)
-Jesualdo Ferreira com o momento “Multiópticas” em que imitou um daqueles anúncios em que um gajo não vê nada. Faltou foi a parte em que ele usa os óculos e começa a ver em condições.