"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Adeus David

Com o fecho do mercado de inverno confirma-se que o Benfica continua com jogadores suficientes para entrar em campo (depois de "vendido" quase metade do plantel, por parte de imprensa desportiva). Ainda assim, sairam 2 jogadores: Fábio Faria, emprestado ao Valladolid para rodar e David Luiz, um dos mais carismáticos jogadores que passou pelo glorioso na última década.

Independentemente da sua qualidade como jogador, o brasileiro que chegou míudo e fez-se homem, conquistou a Luz, pela sua personalidade. Poucos foram os jogadores estrangeiros que sentiram e respeitaram o manto sagrado como o David Luiz e é sobretudo por isso que dá pena que se vá embora. A capacidade de motivar companheiros e adeptos é uma qualidade que não pode ser desprezada e é bastante dificil de encontrar. Neste aspecto, David Luiz é bastante parecido com Piqué, pois apesar de serem ambos muito jovens (23 anos), são já referências para os seus adeptos e no balneário.
Desportivamente os dirigentes do Benfica tem de ter cuidado para não cometer os mesmos erros que normalmente o Benfica comete quando é campeão, que é desfazer a equipa em 2 anos. Neste momento, em 6 meses já foram vendidos 3 titulares (Di Maria, Ramires e D.Luiz) e tudo aponta para que F.Coentrão saia no verão.

O negócio financeiramente não se pode considerar mau, nos dias que correm, mas poderia ser melhor: 25 milhões+Matic+3,5 m por objectivos. Não conto com as receitas do amigável contra o Chelsea, porque esse dinheiro não sai dos bolsos de Abrahmovic, mas sim dos adeptos benfiquistas que pagarem o bilhete para esse encontro. Ao Benfica corresponde 75% da transferência, mas não sei como é que isso é distribuido tendo em conta que há um jogador pelo meio (fica o fundo com 25% do seu passe?). O pormenor de 5 Milhões serem pagos em 2015 também me espantou (apesar de não estar muito ao corrente dos prazos habituais de pagamentos de passes dos jogadores).

Quanto a compras não se gastou muito dinheiro (o que tendo em conta com o passado recente é sempre positivo), mas também não tenho grandes expectativas. Fernandez não vem para ser titular, Carole idem e apenas Jardel irá lutar com Sidnei por um lugar no "onze".

Voltando ao tema do post, apenas gostava de desejar muita sorte ao David Luiz e que ganhe muitos títulos ainda este ano (pelo Benfica e pelo Chelsea).

Nenhum comentário: