"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mundial 2010-I

A minha ideia era fazer um post por jornada, mas não deu. Não tenho visto os jogos todos, porque muitos são em horário de trabalho, por isso vou fazer um comentário mais com base nos resultados, daquilo que se passa nos Grupos, à partida para a 3ª jornada da fase de grupos.

Junto também a minha voz ao coro de protestos contra a vuvuzela. É irritante para quem vê pela TV, para os espectadores, para os jornalistas, jogadores, treinadores, mas pelos vistos a FIFA está-se a cagar. Vêm com a história da tradição, que é uma enorme mentira. As vuvuzelas são uma moda, não uma tradição. É como pôr as bandeiras de Portugal à janela, é algo muito recente em que os principais beneficiados são os exportadores chineses.

Passando aos grupos:

Grupo A
A França tem sido a grande desilusão da prova. Não tanto porque tenha vindo a apresentar bom futebol, mas porque estando num grupo acessível (não confundir com fácil) e tendo os jogadores que tem, estava obrigado a fazer muito melhor. Precisa de um milagre para passar aos 1/8 de final. Tem de ganhar à Africa do Sul e marcar golos de forma a ultrapassar o Uruguai ou México na diferença de golos (caso estes não empatem). A hipótese mais plausível é uma vitória por 3-0 e que o México perca por 2-0.
O Uruguai tem sido a melhor equipa do grupo. Não estou muito supreendido com isto, porque estava convencido que iria passar juntamente com a França. É uma equipa muito lutadora e que tem 2 grandes avançados, que podem ajudar a resolver os jogos. Pode chegar aos 1/4 de final se evitar a Argentina.
O México tem tudo para conseguir chegar aos 1/8 de final tal como o Uruguai. Não vi bem os seus jogos, mas daquilo que vi pode provocar estragos na frente, mas pareceu algo permeável atrás. Não a vejo tão forte como o Uruguai, mas posso estar enganado.
A Àfrica do Sul, sem grande supresa ocupa o último lugar. Na minha previsão iria perder todos os jogos, já tem um ponto, por isso superou as minhas expectativas. Tem ainda menos possibilidades de passar do que a França.

Grupo B
A Argentina sem apresentar um futebol colectivo, ganhou os seus jogos criando inúmeras ocasiões por jogo. No entanto as vitórias que conseguiu devem-se mais a qualidade dos seus jogadores (tem os melhores avançados do Mundo). Vamos ver até onde chegam. Na minha previsão eram eliminados pela Espanha nas meias-finais.
A Grécia conseguiu dois feitos inéditos na sua história. Marcar um golo num mundial e ganhar um jogo num mundial. Tem jogadores muito experientes (Karagounis e Katsouranis por exemplo), mas só sabe jogar contra favoritos. Na minha previsão inicial iria passar em 2º, no entanto agora pode acontecer qualquer coisa neste grupo e se perder com a Argentina está fora do Mundial e nem a vitória lhe garante nada.
A Coreia do Sul foi a surpresa do grupo ao derrotar a Grécia no primeiro jogo. Certo que á chegou a umas meias finais em 2002, mas isso apenas deveu-se ao roubo de que foram alvos Espanha e Itália. Não dava nada por esta equipa, mas se ganhar à Nigéria provavelmente passa aos 1/8 (devendo ficar por aí), podendo bastar até o empate.
A Nigéria está numa posição curiosa, tem zero pontos e é bastante plausível que consiga passar, pois basta-lhes ganhar à Coreia e que a Argentina derrote a Grécia (terá sempre vantagem na diferença de golos). Acaba por ser uma das esperanças de África para ter alguém na 2ª fase da competição. Se passar, pode agradecer ao seu GR que fez uma exibição monumental contra a Argentina.

Grupo C
A Inglaterra tida como uma das favoritas para ganhar o Mundial, está com enormes dificuldades para passar aos 1/8, o que se deve essencialmente ao frango de Green. De qualquer forma ganhando o seu jogo contra a Eslovénia passa, se tiver melhor resultado do que os EUA, fica em 1º. Na minha previsão inical perdia nas meias-finais com o Brasil, mas se não evitar a Alemanha fica-se pelos 1/8.
Os EUA, têm apresentado muita vontade, mas tem muitas dificuldades na defesa. Contra a Eslovénia mereciam ganhar, pelo volume de jogo ofensivo, mas não conseguiram. Enfrentam o adversário teoricamente mais fraco e têm tudo para seguir em frente. Na minha previsão ficavam-se pelos 1/8 e mantenho.
A Eslovénia não tem mostrado muito. Conseguiu derrotar a Argélia, mas teve muita sorte em não perder com os EUA. Está em 1º, mas acho dificil que não percam com a Inglaterra, por isso depende sobretudo do que se passar no outro jogo e talvez até da diferença de golos.
A Argélia tem sido um osso duro de roer e chega à última jornada ainda com hipóteses de passar, mas terá de derrotar os EUA e na pior das hipóteses (Inglaterra ganhar) conseguir vantagem na diferença de golos com a Eslovénia (traduzindo, ganhar por 2 de diferença ou que a Eslovénia perca por 2 de diferença).

Grupo D
A Alemanha é sempre a alemanha, e sempre que haja 11 de cada lado e o desporto seja futebol, é provavel que ganhe. Na primeira jornada foi e melhor selecção, mas na 2ª como jogaram com 10 (expulsão de Klose) e falharam um penalti, foram derrotados. Se não derrotarem o Gana ficam provavelmente de fora. Previsão inicial 1/4 de final. Mantenho a previsão.
O Gana é a grande esperança de África, mas se perder com a Alemanha precisa que a Austrália derrote a Sérvia, mas não por muitos, para ficar em vantagem na diferença de golos. Não vi nenhum jogo, não sei como estão. Na minha previsão inicial ficavam fora. É bem provavel que se confirme.
A Sérvia enquanto herdeira da Jugoslávia tem sempre equipas fortes. Não vi nenhum jogo seu, mas tiveram alguma sorte com a Alemanha. O normal seria derrotar a Austrália e passar 1/8 de final (e ficar por aí).
A Austrália, depois da humilhação inicial com a Alemanha, recompôs-se e conseguiu um precioso empate com o Gana. Não deve ser suficiente para passar, mas limpou um pouco a imagem com o Gana. Parce estar longe da forma que apresentaram em 2006 con Hiddink.

Nenhum comentário: