"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Plantel 2011/12- Parte I

Quis que o meu primeiro post da temporada fosse para comentar o plantel a 1 de Setembro, quando as inscrições estivessem fechadas. Por falta de tempo umas vezes e falta de paciência outras fui adiando e de maneiras que só me resta escrevro post antes que se abra a janela de transferências no Inverno. De qualquer forma a minha opinião sobre os jogadores não mudou muito desde Setembro. O tempo decorrido serviu apenas para confirmar a ideia que tinha deles (isto serve para os reforços, pois para a "velha guarda" dificilmente iria ser surpreendido.

GUARDA-REDES

ARTUR
Claramente um dos grandes reforços do Benfica, não só da temporada como dos últimos anos. Provavelmente o melhor guarda-redes que temos desde Saint Michel. Frio, seguro, ágil entre os postes, rápido a sair deles e forte nas bolas pelo ar (calcanhar de aquiles da baliza encarnada nos últimos 10 anos). Todos os jogos faz pelo menos uma grande defesa, noutros chega ao nivel Saint Michel. Erros até agora contam-se pelos dedos de uma mão e sobram.Uma garantia de tranquilidade na baliza, pena não ter sido descoberto mais cedo (e se não fosse a lesão de Quim, no inicio da época passada, provavelmente não teria sido.

EDUARDO
Um guarda-redes ao nível de um Roberto, capaz do pior e do melhor, mas que no geral não inspira grande confiança, pois é fraco nas bolas pelo ar e volta e meia dá o seu franguinho. Inspirado pode chegar a um grande nível, mas não é guarda-redes para um grande. É um bom suplente, mas o estatuto e prestigio que já conseguiu serão motivos suficientes para que se vá embora à primeira oportunidade.

MIKA
Não teve ainda oportunidade de se mostrar aos benfiquistas, mas daquilo que vi, no Mundial de Sub-20, parece-me ser um excelente guarda-redes, muito seguro, ágil e pela sua idade tem ainda uma grande margem de progressão. Foi considerado o melhor guarda-redes da competição e bateu o recorde de minutos sem sofrer golos. Grande promessa, que tem o defeito de ser português e por isso pior do que qualquer sul americano. Espero que com a equipa B no próximo ano possa ter minutos e rodar.

DEFESAS

MAXI PEREIRA
O Super Maxi é um dos jogadores mais antigos do plantel, sendo também por isso o sub-capitão. A raça que tem compensa as limitações técnicas que possa ter. É de uma entrega total e consegue estar em alta rotação do principio ao fim do jogo. Apoia bastante o ataque e com alguma frequência faz assistências para golo. É difícil de ultrapassar no um para um, mas às vezes excede-se na forma como se faz aos lances e comete algumas faltas desnecessárias. Renovou o contrato recentemente acabando com a novela da renovação que durava há cerca de um ano.

MIGUEL VITOR
Este produto da "cantera" do Benfica é um jogador de plantel. É difícil que consiga um lugar de titular, mas mostra alguma utilidade quando é chamado (tanto para jogar a central como lateral), não cometendo grandes erros, essencialmente porque é ciente das suas limitações e joga sempre simples. É um jogador que cumpre que precisa de evoluir para poder aspirar a ser titular. Por não ser muito alto, será quase sempre a 4ª opção de Jesus para jogar a central.

LUISÃO
O capitão do Benfica é dos melhores centrais a actuar na europa. Teve uma evolução surpreendente desde que chegou. É o líder da defesa e nas ultimas temporadas tem atingido um nível excelente. Inultrapassável no jogo aéreo, também pelo chão é dificil de bater. Coordeena toda a movimentação defensiva da equipa e volta e meia marca o seu golito. Como sinal negativo a chantagem que todos os anos faz com o Benfica para que lhe renovem o contrato. É uma atitute não digna de capitão.

JARDEL
É um jogador forte do jogo aéreo mas que tem como principal dificuldade perceber as limitações que tem. Frequentemente sai a jogar e perde a bola e também diversas vezes demora a endossá-la a um companheiro e quando o faz falha o passe ou efectua o chamado passe "à queima". É sobretudo na fase de construção de jogo que mais temo as suas opções. Ultimamente parece ter moderado esses erros (ou sou eu que estou mais desatento). Está a um nível bastante abaixo dos dois centrais titulares.

GARAY
O argentino é uma das grandes contratações deste ano. Muito seguro pelo ar e pelo chão, posiciona-se muito bem e destaca-se sobretudo na fase de construção, pois tem uma capacidade de passe fora do normal para um central. É quase um Xavi da defesa. Tendo algum cartel por ter jogado no Real Madrid e ser internacional argentino surpreende a humildade que tem fora do relvado.

EMERSON
Contratado ao Lille é o patinho feio da equipa. Inicialmente todos os adeptos pensavam que iria ser o suplente de Capdevilla, mas pouco a pouco foi-se percebendo que o espanhol não conta para Jesus e o lateral esquerdotitular do glorioso tem sido o brasileiro. Medíocre a atacar, Medíocre a defender, não é rápido, tem falhas de posicionamento, faltas de concentração e uma sombra que se chama Fábio Coentrão. Nada ajuda a que a Cateral comece a confiar neste jogador. Não tem qualidade para ser titular do Benfica.

CAPDEVILLA
O catalão, campeão europeu e mundial veio convencido que iria ser titular. O balde de água fria chegou cedo quando soube que não foi inscrito para a Champions League. Foi utilizado muito poucas vezes, por isso está sem ritmo, mas daquilo que se conhece da selecção espanhola e do Villareal tem qualidades para tirar o lugar a Emerson. Apenas Jesus poderá explicar porquê de tanto ostracismo.

LUIS MARTINS
Jovem das camadas jovens do Benfica. Foi bastante utilizado no campeonato do Mundo de Sub-20. Esta época no Benfica tem poucos minutos e não posso dizer grande coisa pois não vi o suficiente.


Um comentário:

Patryck - Admin. disse...

Participe do Super Quiz, desafio 4:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-4-bonus-epecial.html

Como são dados os pontos:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.html

O Super Quiz não distribui prêmios, é apenas para distração de nossos leitores.


Bola Furada d'or, pior tombo de 2011:
http://fcgols.blogspot.com/2012/01/bola-furada-dor-primeira-postagem-do.html