"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Finalmente a FIFA faz alguma coisa de jeito

Acabo de ler uma noticia que me parece excelente. A FIFA quer fiscalizar as transferências de modo a dificultar as lavagens de dinheiro que são feitas com as transferências de jogadores. Não sou ingénuo de pensar que o dinheiro vai deixar de ser lavado, mas pelo menos vão ter de se esforçar mais um bocado.
Claro que mais importante do que isto foi a nota interna do Sportém, comunicando aos seus colaboradores que não podem vestir calças de ganga. É já o efeito Costinha a sentir-se.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tomislav Ivic, melhor que Mourinho

Título do post bem sensacionalista e digno de qualquer pasquim desportivo.

Mas em que é que Ivic era melhor do que o Special One, para além da capacidade de misturar todas as línguas latinas que conhecia quando dava entrevistas e conferências de imprensa? Pois bem, o bom do Tomislav foi campeão em 6 países diferentes!!! Segundo o AS, mais ninguém conseguiu tal feito.

O segundo lugar desta lista particular é ocupado pelo grande Béla Guttman, com 5 países diferentes.

A fechar este grupo de treinadores trota-mundos estão a "Velha Raposa" Trapattoni e Ernst Happel, com 4 países "conquistados". E será a este grupo que se juntará Mourinho caso ganhe o campeonato espanhol.

Aqui vai o detalhe por treinador:

-Ivic: Jugoslávia, Holanda, Bélgica, Grécia, Portugal e França
-Béla Guttman: Hungria, Itália, Brasil, Portugal e Uruguai
-Trapattoni: Itália, Alemanha, Portugal e Austria
-Ernst Happel: Holanda, Bélgica, Alemanha e Austria

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

International football association board


Muito se falou durante o Mundial da necessidade de introdução de meios tecnológicos, para que a verdade desportiva seja um pouco mais respeitada nos campos de futebol. Até agora nada aconteceu nesse sentido.

Toda a gente que acompanha com alguma atenção o futebol, sabe que este tipo de decisões é da competência da International Board. Agora o que nem toda a gente sabe é quem é que são as pessoas que lá estão. Serve este post para dar uma ajuda:

-Football Association of Wales
-Football Association (Inglaterra)
-Scottish Football Association
-Irish Footbal Association (Irlanda do Norte)
-FIFA

Para haver uma alteração ás leis do jogo, têm de existir 6 votos a favor, sendo que a FIFA tem direito a 4 votos e as restantes a 1 cada. O que significa que só há alterações se a FIFA quiser, mas nem tudo o que a FIFA decidir é necessariamente aprovado.

As questões que se impõem são:

-Existe futebol em Gales e na Irlanda do Norte?
-Quando é que foi decidido que não se podem marcar penaltis a favor do Benfica e contra os corruptos?

P.S. Repararam na ironia da foto?

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Proteger os melhores jogadores

Estes últimos dois dias, não se falou em Espanha noutra coisa para além da entrada que sofreu Messi de Ujfalusi. Foi uma entrada dura e que resultou num vermelho directo. Para quem sabe alguma coisa de futebol e vê o video, percebe claramento que a intenção do checo não era lesionar Messi. O problema é que Messi é muito rápido e o defesa entrou "com tudo", sendo que ao chegar atrasado acertou em cheio no tornozelo do argentino.

A imprensa de barcelona pede pouco menos do que prisão perpétua para Ujfalusi. Vê-se que não assistem a muitos jogos do Bruno Alves.

No meio disto tudo, li imensos artigos de opinião a dizerem que há que proteger "os artistas que dão espectáculo". Claro que esta opinião é apenas dada por quem não tem um minimo de senso comum. Quer dizer que se a entrada fosse ao contrário, não havia problema, porque o checo não é exactamente um jogador habilidoso? Aquilo que é preciso defender são TODOS os jogadores, sejam eles bons ou maus. Por uma vez concordo com o Quique Flores que disse que esta polémica toda só acontece se o jogador em causa é Messi ou C.Ronaldo.

O jornal "A Marca" tinha ontem no seu site uma compilação de editoriais que foram escritos nos ultimos meses, em que defendiam a tal "protecção aos artistas". Para apresentar esses editoriais escreveram "Marca, na luta para erradicar a violência". O curioso é que meses antes o director do jornal, Eduardo Inda (um tipo com um aspecto asqueroso, parece um típico vilão de filme), tinha dito que era preciso parar o Messi, "por lo civil o por lo criminal".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Twilight Zone-o epílogo


Como era de esperar, o Real Madrid vai opôr-se à comissao de serviço de Mourinho na selecçao.

Das declaraçoes de Mourinho destaco a seguinte:

"Disse-lhe o que pensava. Primeiro, que não é um treinador que em dois ou três dias que pode ajudar muita coisa; depois que os jogadores têm de ajudar com espírito de missão e não apenas passear classe e prestígio ganha nos clubes"

Que vêm ao encontro do que eu tinha dito no post de ontem. Gostava de poder dizer que sou um génio ao nível do Mourinho, mas infelizmente tenho apenas o bom senso de qualquer pessoa com dois dedos de testa (por acaso a minha testa está cada vez maior).

O que é que esta malta anda a fumar?



Será que Mano Menezes alguma vez viu um jogo do campeonato inglês? E se viu, estava sóbrio?

Ontem Gilberto Madail foi a Madrid tentar convencer Mourinho a ser seleccionador por 2 jogos, agora é o seleccionador brasileiro que se sai com esta.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Twilight Zone


Hoje de manhã ao ler as notícias que relatavam a intenção da F.P.F. queria contratar Mourinho por 2 jogos, belisquei-me para ter a certeza de que não estava a dormir. Não estando a dormir há mais duas hipóteses, estamos na twilight zone, ou então Madaíl bebeu uns copos a mais ontem e teve daquelas ideias que parecem geniais quando se está alcoolizado, mas que quando se pensam nelas no dia seguinte, só pensamos "como pude ser tão estúpido"!

O problema de Madaíl é, como se diz em castelhano, não ter cojones e não decidir nada, andando há 15 anos a viver sem trabalhar, à custa da federação e dos resultados geração de ouro. A escolha de Queiroz era legítima, a sua continuidade depois do Mundial foi uma estupidez. Como sempre Madaíl evitou ao máximo tomar uma decisão e só a tomou depois de dois resultados ridiculos na fase de apuramento para o europeu. Por azar nesta fase só há 8 jogos (ao contrário dos 12 habituais nos ultimos anos) e a margem de manobra é pouca. A selecção tem de jogar como não tem feito nos ultimos 4 anos. O que é que se faz, chama-se Mourinho que é o melhor treinador do mundo (ou dos melhores) e é português, para ser o seleccionador por 2 jogos!!

Há dois problemas:

1.Mourinho pode ser especial, mas não é o Mago Merlin. Não é numa semana que vai tornar um grupo turistas numa equipa de futebol.

2.O Real Madrid nunca irá aceitar a situação. É simplesmente ridiculo.

Depois não percebo qual é o objectivo de ter apenas Mourinho por 2 jogos. Estão à espera das chicotadas psicológicas para ter mais por onde escolher?

Tem-se falado na hipótese Paulo Bento. É uma boa hipótese, pois apesar de não ser nenhum special one, é um homem de forte personalidade, capaz de pôr as "primadonas" todas na linha e de unir a equipa. Em capacidade de liderança dá 10-0 ao Queiroz. Mas claro, também não irá fazer milagres.

Assobios da semana


Esta semana esteve marcada pelos assobios. Primeiro os dos adeptos do Real Madrid à sua equipa e depois os de alguns adeptos do Benfica a Cardozo no jogo contra o Hapoel.

Na história do Benfica já muitos jogadores foram assobiados. Não percebo qual é o objectivo do adepto (seja do Benfica ou de qualquer clube) em assobiar um jogador da própria equipa, simplesmente pelo facto de este estar a jogar mal. Os argumentos mais "inteligentes" que conseguem arranjar são "eu é que pago-lhe o ordenado, tenho o direito de assobiar" ou "paguei para ver um espectáculo, se não me estiver a agradar eu assobio". Realmente não é proibido assobiar, estamos num país livre, mas realmente alguém pensa que assobiando está a ajudar o jogador ou a equipa? A não ser que seja um jogador muito forte psicológicamente, o mais provável é começar a jogar mais nervoso, e portanto pior.

A reacção de Cardozo aos assobios foi vergonhosa e só comparável à reacção de Quim quando defendeu um penalti. Mandar calar os adeptos não é a melhor forma de os fazer parar de assobiar, antes pelo contrário. Podia ter aproveitado o golo para se reconciliar com os adeptos que têm como hábito assobiar jogadores do Benfica, mas optou por hostilizá-los. Felizmente com a cabeça mais fria apercebeu-se do disparate que fez e pediu desculpas, garantindo que nunca mais iria repetir tal gesto.

Em Madrid, os adeptos merengues não estavam muito satisfeitos com o futebol apresentado pela equipa de Mourinho e ouviram-se alguns assobios. O treinador português, que já tem alguns anos disto, afirmou que nunca iria dizer nada contra os adeptos pois são eles que lhe pagam o ordenado (pela primeira vez viu-se alguém a ser "engraxado" por Mourinho, e logo 80 mil pessoas de uma vez). C.Ronaldo, menos experiente e mais ingénuo pediu que apoiassem a equipa em vez de assobiarem e claro, caiu-lhe tudo em cima. Os títulos dos jornais eram algo como "Cristiano crítica a aficción". Até o Michel, actual treinador do Getafe e antiga glória do Real mandou o seu bitaite, dizendo que o C.Ronaldo não sabe o que são assobios no Real Madrid. Lá apareceu outra vez Mourinho a defender o jogador e explicando que ele não estava a criticar ninguém, o que queria era pedir apoio e união.

Mas no futebol a vida dá muitas voltas. Em poucos dias o Real Madrid fez um grande jogo contra o Ajax. Ganhou 2-0, mas podiam ter sido muitos mais. Fizeram mais de 30 remates (11 de Cristiano) e falharam golos em catadupa. Resultado, aplausos no estádio.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Agarra que é ladrão


As arbitragens nos jogos do Benfica esta época têm sido um espectáculo. Se toda a gente percebe que uma equipa às vezes é beneficiada, outras prejudicada, aquilo que não se percebe é quando uma é sempre beneficiada ou sempre prejudicada. Existe uma equipa neste campeonato que tem tido a "sorte" de ser beneficiada em lances chave dos seus jogos. O Benfica tem tido o "azar" de estar a ser bastante prejudicado.

Tanto contra a Académica como contra o Nacional, o Benfica teve o "azar" de os árbitros andarem distraídos e não marcarem alguns penaltis a favor. Também teve o "azar" de nos 3 jogos que perdeu ter levado 19 amarelos, sem que se percebesse metade deles.

Contra o Vitória de Guimarães, confirmou-se a tendência do "azar" que o Benfica tem tido com as arbitragens, sendo tão evidente que ninguém tenha contestado que o Benfica foi prejudicado (não me lembro de alguma vez isto ter acontecido). Vários lances dúvidosos, todos decididos contra o Benfica:

-2 penaltis por marcar
-2 foras-de-jogo dúvidosos (dou de barato, era dificil de decidir).

Para além destes casos principais, é também de salientar a forma como Carlos Martins é amarelado depois de um corte limpo, em que mesmo que fosse falta seria uma falta banalissima a meio campo. Javi Garcia também amarelado numa falta banalissima, um empurrão. David Luiz amarelado por não ter tocado no adversário.

O melhor é mesmo ver o video.

No entanto, os jogadores e equipa técnica têm de estar preparados para este tipo de jogos, e pensar que se não marcarem uns 3 golos, dificilmente ganharão algum jogo, pois Portugal é um país onde a corrupção e tráfico de influências passa impune e ao contrário do Paul, este polvo tem uma vida longa.

Finalmente o Benfica tomou uma posição oficial em relação às arbitragens. Não sei se concordo com todas as medidas a que se propõem, mas realmente já passou a hora de comer e calar.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ah, agora já percebi!


Sempre que vejo o trio de ataque, e particularmente quando ouço o gajo das sondagens que não sabe mexer num computador, sinto uma mescla de vergonha alheia e de espanto pela quantidade de estupidez que o submisso é capaz de produzir num tão curto espaço de tempo e sem sair do mesmo sitio.

Mas agora já percebi, o homem deve ser patrocionado pela Diesel desde há vários anos. Só pode. Clicar aqui para perceber melhor o post.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A sorte de não chamar-se Roberto


Não vi o jogo da selecção e quando me disseram que tinha acabado num 4-4 pensei que estavam a gozar comigo. Empatar com o Chipre é mau, mas também já se tinha empatado com equipas fraquitas antes, sofrer 4 golos em casa desta selecção é (ou era) simplesmente inconcebível.

Vi no youtube os golos e gostaria de saber o que sairia nas capas de jornais caso o guarda-redes de Portugal fosse o Roberto. E já agora também gostava de saber o que dizem do Eduardo aqueles que por ele suspiravam (falo dos benfiquistas que o fizeram). Não sendo o único responsável pelos golos sofrido, tem bastante importância. No primeiro golo sai da baliza completamente fora de tempo. Deveria ter aguentado, porque o ângulo de remate do cipriota não era o melhor. No 2º golo após o disparate do Raul Meireles, o Eduardo é comido de uma forma incrível e o 4º nem necessita de grandes comentários.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"Deixem-me sonhar"

Deixou-nos José Torres. Para além de todos os títulos que ganhou, sempre foi daquelas pessoas de quem todos diziam bem, por algo era conhecido como "O Bom Gigante". Inúmeros blogs já fizeram textos de homenagem muito melhores do que eu poderei fazer, pelo que apenas quero agradecer a este mito, ter ajudado a construir o Benfica e as liçoes de humildade e confiança que sempre transmitiu, enquanto pode.

Nota para o facto de ser o único português que esteve num mundial como jogador e como seleccionador.

Obrigado e até sempre!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O verdadeiro protesto do Sportém

Na sequência da indignação sentida ontem do trio de ataque pelo sr. rui oliveira "subscrevo" costa, o sportém também manifestou-se perante a RTP.
Se clicar na imagem poderá ler melhor o teor desse protesto, comunicado na página oficial do sportém.

Fim das insónias


A partir de Setembro vou dormir muito melhor do que tenho feito desde o final da época. O fim de Agosto dita o fim das noites em que tinha pesadelos a pensar que o Benfica ia começar a época com um plantel de 10 jogadores, pois todos os outros tinham sido vendidos. Pelo menos até Dezembro vou dormir descansado.

Vamos então há análise das entradas e saídas.

Entradas

Fábio Faria- Defesa central, adaptável a defesa esquerdo. Do pouco que vi, desenrascou-se bem nesta última posição, mas não é um Fábio Coentrão. O seu preço foi baixo (1 Milhão), o que é normal no mercado nacional.

Nico Gaitán-Mostrou bons pormenores e grande entendimento com Aimar e Saviola, tendo em conta que está há pouco tempo na equipa. Custou 8,3 Milhões, o que faz dele o 4º jogador mais caro na história do Benfica. Não tem a velocidade do Di Maria, mas tem mais cabeça. Diz-se que ele prefere jogar em zonas mais centrais, mas penso que tem todas as qualidades necessárias para jogar no flanco. Pode fazer grande dúvida com Fábio Coentrão.

Jara- Contratado para ser o suplente de Saviola, não pode ser comparado com o el Conejo. Tem muita vontade, remate forte, mas sinceramente ainda não vi nada que me tivesse entusiasmado muito. Talvez a culpa seja do Saviola. É que se foi contratado para ser seu suplente, deveria ser quase tão bom como ele, ou pelo menos ter característica parecidas, o que não é o caso. Custou 5,5 Milhões e é internacional argentino (como praticamente qualquer profissional do seu país que tenha feito mais de 15 jogos na carreira).

Salvio- Chegou por empréstimo, tendo o Benfica comprado 20% do passe por 2 Milhões. Não percebo o negócio, mas ainda há de haver algum negócio que o Benfica faça com o Atlético de Madrid que eu venha a perceber, tenho fé. Vai jogar do lado direito, mas é um jogador completamente diferente de Ramires. É considerado uma grande esperança argentina e destaca-se sobretudo pelas suas capacidades ofensivas.

Roberto- Contratado por 8,5 millhões, é um negócio que roça o absurdo. Não pondo em causa o valor do jogador, o preço que se pagou por ele está completamente fora de mercado. Seria o mesmo que viesse alguém buscar o Fábio Coentrão por 60 Milhões (o dobro do seu valor). Do que se viu até agora, mostrou qualidades dentro dos postes, mas grandes dificuldades a sair deles, tanto a cruzamentos, como a bolas lançadas nas costas dos defesas do Benfica. Nervosismo? Falta de adaptação? Se for só isso, pode-se resolver, mas que seja depressa. O pior é se não for.

Rodrigo- Não se sabe bem o que custou. Aparentemente foi 6 Milhões de Euros (pelo menos o Celta de Vigo reclama 600 mil, que equivalem aos 10% da transferência a que tinham direito). Já foi emprestado ao Bolton, por isso esta época não o veremos com o manto sagrado. É outro negócio que não se percebe. 6 millhões por um jogador que não necessitamos e que não sabemos o que vale. De certeza que está incluído nas negociações pelo Di Maria, apesar da transferência ter sido feita algumas semanas depois (ou alguém pensa que o Benfica iria comprar o avançado espanhol caso o Di Maria não fosse para Madrid?).

Saídas

Quim- Guarda-Redes titular na época passada e na maioria das épocas desde que chegou. Nunca o vi como um grande guarda-redes, apenas bom guarda-redes, com o ponto fraco das bolas aéreas. Em termos de comportamento, não sendo mau, também não foi exemplar. Polémico sempre que não era titular, chegou a entrar em provocações com o "3º anel". Entre ele e o Moreira nunca tive dúvidas: Moreira.

Miguel Vitor-O ex-capitão dos juniores teve este ano muito poucos minutos. Parece-me um jogador válido para estar no plantel, mas dificilmente será algum dia titular. Foi emprestado ao Leicester, da 2º divisão inglesa para ganhar calo e eventualmente mercado.

Ramires- Uma das melhores contratações feitas pelo Benfica nos últimos anos. Custou 7,5 milhões, mas ainda não tinha vestido o manto sagrado e já tinha duplicado o seu valor, devido às suas exibições na Taça das Confederações. Foi vendido por 22 Milhões, dos quais o Benfica apenas recebeu 11, pois já tinha vendido 50% do passe por 6 Milhões a um empresário, devido a um acordo efectuado um ano antes. O brasileiro é um jogador atípico...aliás é um brasileiro atípico. Sério, profissional, compenetrado, não se furta ás tarefas defensivas, que aliás as faz lindamente. Dava um equilibrio enorme à equipa pois era excelente tanto nas transições ofensivas como nas defensivas. Deixou saudades.

Di Maria- Eu era dos que se no ano passado alguém viesse com 15 Milhões candidatava-me para o levar ao aeroporto e pôr-lhe um lacinho e tudo. Com Jorge Jesus tudo mudou. As qualidades que sempre se lhe viram finalmente começaram a ter alguma utilidade para a equipa. Acabou como rei das assistências na Liga e dos melhores na Liga Europa. No final da época tivemos direito a assistir à novela Di Maria, até que finalmente se chegou ao um acordo. 25 Milhões+11 em objectivos ("cheira-me" que na realidade foram 25 Milhões+Rodrigo+5 Milhões).

Resumindo

O plantel está praticamente na mesma, com a vantagem de ter Airton e Kardec desde o início da temporada, ficando apenas por saber o que vão render os reforços. É suficiente para lutar pelo campeonato, mas para a Champions acho um bocado curto, principalmente porque há alguns jogadores que não podem lesionar-se, pois não há substitutos minimamente parecidos. Um exemplo é Fábio Coentrão (caso não tenham percebido é o meu jogador fetiche, apesar dos melhores serem Aimar e Saviola). Faltam-nos na minha opinião um defesa esquerdo, um defesa direito e um médio esquerdo (dispensando-se César Peixoto e Luis Filipe). O guarda-redes, é ainda uma incógnita, mas com o dinheiro que se gastou podiamos perfeitamente ter ido buscar o Kameni, ao Espanhol, que é um guarda-redes ainda jovem (26 anos), mas com experiência e de créditos firmados.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Top Transferências


Agora que fechou o mercado de transferências, com base nos dados do site http://www.soccernews.com/ elaborei uma lista com as 10 maiores transferências da temporada e o resultado é o que se verifica na tabela. Podem existir ligeiras divergências entre o valor apresentado do site e o valor real, mas não será nada de significativo.

Sem surpresas, o Manchester City acaba por ser o grande dominador da tabela, ao ter 3 das 4 compras mais caras (e 4 entre as 10). É o dinheiro do petróleo a falar mais alto.

Este ano tanto o Real Madrid, como o Chelsea estiveram mais calmos relativamente a anos recentes, pondo apenas um jogador cada no top.

As Ligas espanhola e inglesa dominam a tabela, com 8 de 10 jogadores, tendo como intrusos os russos do Zenit (que chegaram a pagar 30 Milhões pelo Danny) e o Lyon (que fartou-se de fazer dinheiro com vendas nesta década e no ano passado começou a gastá-los).

Do lado das vendas, domínio Ibérico com 6 vendas (no entanto uma interna) 3 para Espanha (as 3 maiores por sinal) e 3 para Portugal, destacando-se o Valência e o Benfica com duas vendas cada.
Notas:
-Ibrahimovic (24 Milhões) não está na lista porque oficialmente está emprestado esta época, sendo que a transferência apenas se realizará na próxima.
-Não considerei os valores de transferência dependentes de objectivos porque apenas conheço os valores do Di Maria.