"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fim das insónias


A partir de Setembro vou dormir muito melhor do que tenho feito desde o final da época. O fim de Agosto dita o fim das noites em que tinha pesadelos a pensar que o Benfica ia começar a época com um plantel de 10 jogadores, pois todos os outros tinham sido vendidos. Pelo menos até Dezembro vou dormir descansado.

Vamos então há análise das entradas e saídas.

Entradas

Fábio Faria- Defesa central, adaptável a defesa esquerdo. Do pouco que vi, desenrascou-se bem nesta última posição, mas não é um Fábio Coentrão. O seu preço foi baixo (1 Milhão), o que é normal no mercado nacional.

Nico Gaitán-Mostrou bons pormenores e grande entendimento com Aimar e Saviola, tendo em conta que está há pouco tempo na equipa. Custou 8,3 Milhões, o que faz dele o 4º jogador mais caro na história do Benfica. Não tem a velocidade do Di Maria, mas tem mais cabeça. Diz-se que ele prefere jogar em zonas mais centrais, mas penso que tem todas as qualidades necessárias para jogar no flanco. Pode fazer grande dúvida com Fábio Coentrão.

Jara- Contratado para ser o suplente de Saviola, não pode ser comparado com o el Conejo. Tem muita vontade, remate forte, mas sinceramente ainda não vi nada que me tivesse entusiasmado muito. Talvez a culpa seja do Saviola. É que se foi contratado para ser seu suplente, deveria ser quase tão bom como ele, ou pelo menos ter característica parecidas, o que não é o caso. Custou 5,5 Milhões e é internacional argentino (como praticamente qualquer profissional do seu país que tenha feito mais de 15 jogos na carreira).

Salvio- Chegou por empréstimo, tendo o Benfica comprado 20% do passe por 2 Milhões. Não percebo o negócio, mas ainda há de haver algum negócio que o Benfica faça com o Atlético de Madrid que eu venha a perceber, tenho fé. Vai jogar do lado direito, mas é um jogador completamente diferente de Ramires. É considerado uma grande esperança argentina e destaca-se sobretudo pelas suas capacidades ofensivas.

Roberto- Contratado por 8,5 millhões, é um negócio que roça o absurdo. Não pondo em causa o valor do jogador, o preço que se pagou por ele está completamente fora de mercado. Seria o mesmo que viesse alguém buscar o Fábio Coentrão por 60 Milhões (o dobro do seu valor). Do que se viu até agora, mostrou qualidades dentro dos postes, mas grandes dificuldades a sair deles, tanto a cruzamentos, como a bolas lançadas nas costas dos defesas do Benfica. Nervosismo? Falta de adaptação? Se for só isso, pode-se resolver, mas que seja depressa. O pior é se não for.

Rodrigo- Não se sabe bem o que custou. Aparentemente foi 6 Milhões de Euros (pelo menos o Celta de Vigo reclama 600 mil, que equivalem aos 10% da transferência a que tinham direito). Já foi emprestado ao Bolton, por isso esta época não o veremos com o manto sagrado. É outro negócio que não se percebe. 6 millhões por um jogador que não necessitamos e que não sabemos o que vale. De certeza que está incluído nas negociações pelo Di Maria, apesar da transferência ter sido feita algumas semanas depois (ou alguém pensa que o Benfica iria comprar o avançado espanhol caso o Di Maria não fosse para Madrid?).

Saídas

Quim- Guarda-Redes titular na época passada e na maioria das épocas desde que chegou. Nunca o vi como um grande guarda-redes, apenas bom guarda-redes, com o ponto fraco das bolas aéreas. Em termos de comportamento, não sendo mau, também não foi exemplar. Polémico sempre que não era titular, chegou a entrar em provocações com o "3º anel". Entre ele e o Moreira nunca tive dúvidas: Moreira.

Miguel Vitor-O ex-capitão dos juniores teve este ano muito poucos minutos. Parece-me um jogador válido para estar no plantel, mas dificilmente será algum dia titular. Foi emprestado ao Leicester, da 2º divisão inglesa para ganhar calo e eventualmente mercado.

Ramires- Uma das melhores contratações feitas pelo Benfica nos últimos anos. Custou 7,5 milhões, mas ainda não tinha vestido o manto sagrado e já tinha duplicado o seu valor, devido às suas exibições na Taça das Confederações. Foi vendido por 22 Milhões, dos quais o Benfica apenas recebeu 11, pois já tinha vendido 50% do passe por 6 Milhões a um empresário, devido a um acordo efectuado um ano antes. O brasileiro é um jogador atípico...aliás é um brasileiro atípico. Sério, profissional, compenetrado, não se furta ás tarefas defensivas, que aliás as faz lindamente. Dava um equilibrio enorme à equipa pois era excelente tanto nas transições ofensivas como nas defensivas. Deixou saudades.

Di Maria- Eu era dos que se no ano passado alguém viesse com 15 Milhões candidatava-me para o levar ao aeroporto e pôr-lhe um lacinho e tudo. Com Jorge Jesus tudo mudou. As qualidades que sempre se lhe viram finalmente começaram a ter alguma utilidade para a equipa. Acabou como rei das assistências na Liga e dos melhores na Liga Europa. No final da época tivemos direito a assistir à novela Di Maria, até que finalmente se chegou ao um acordo. 25 Milhões+11 em objectivos ("cheira-me" que na realidade foram 25 Milhões+Rodrigo+5 Milhões).

Resumindo

O plantel está praticamente na mesma, com a vantagem de ter Airton e Kardec desde o início da temporada, ficando apenas por saber o que vão render os reforços. É suficiente para lutar pelo campeonato, mas para a Champions acho um bocado curto, principalmente porque há alguns jogadores que não podem lesionar-se, pois não há substitutos minimamente parecidos. Um exemplo é Fábio Coentrão (caso não tenham percebido é o meu jogador fetiche, apesar dos melhores serem Aimar e Saviola). Faltam-nos na minha opinião um defesa esquerdo, um defesa direito e um médio esquerdo (dispensando-se César Peixoto e Luis Filipe). O guarda-redes, é ainda uma incógnita, mas com o dinheiro que se gastou podiamos perfeitamente ter ido buscar o Kameni, ao Espanhol, que é um guarda-redes ainda jovem (26 anos), mas com experiência e de créditos firmados.

Nenhum comentário: