"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aniversário do nascimento da minha religiao

Parabéns a todos os Benfiquistas, pelo 107º aniversário!

Em cima os nomes dos primeiros apóstolos desta religiao que é o Benfica (com a excepçao do maior de todos eles, Cosme Damiao)

Deixo apenas um excerto de um dos melhores textos que li até hoje sobre o que é sentir o Glorioso, escrito por um dos mais talentosos bloggers nacionais: Carlos Miguel Silva (aka Gwaihir).

"Gosto de dizer – faço alarido disso – que não sou um homem religioso, do alto do meu orgulho arrogante de quem acha que é auto-suficiente na sua carapaça bem estruturada, no seu aprumado sistema de pensamento e valores.

Minto. Minto, tenho mentido a mim próprio e minto a quem mo ouve dizer. Percebo agora que professo o Benfica como uma fé, entranhada na alma e imorredoira, e vivo desesperadamente agarrado a ela, como se fosse um amuleto que me protegesse do mundo (o que, na verdade, é).

Quando o Benfica cumpre o seu destino, quando ganha, parece que o Universo se alinha e que de repente tudo passa a fazer sentido, tudo passa a estar no seu lugar, tudo ganha ordem. Quando o Benfica cumpre o seu destino, o Mundo – torto e imperfeito como é – parece uma criação harmoniosa e justa, simples no seu desígnio, honesta no seu âmago. As coisas ficam mais nítidas, as cores mais vivas, o ar mais leve, a respiração mais fácil. Quando o Benfica cumpre o seu destino, o Benfica volta, na verdade, ao lugar onde deve estar, ao lugar de onde nunca deve sair, ao lugar que sente a sua falta, que clama por ele quando ele - o Benfica – lá não está".

Fábio Coentrão-Eu amo você


Esta vitória frente ao Maritimo foi épica e tornar-se-á mítica caso o Benfica consiga ser campeão este ano.

Apenas pude ver a 2ª parte e estranhei que o Benfica não estivesse a ganhar ao intervalo (porque tem sido essa a norma). E à medida que o tempo foi passando, fui percebendo o porquê. O Maritimo não tinha um ser humano na baliza, tinha um muro. Defendia todas as bolas possíveis e impossíveis e ainda via a bola bater nos ferros quando metade do estádio já tomava balanço para gritar golo.

Para cúmulo, num canto o Marítimo marcou primeiro, num cabeceamento aos 77 minutos, em que a bola ainda bateu no poste, mas entrou. Parecia que era o fim do campeonato, pois se 8 pontos são dificeis de recuperar, 11 são impossíveis, quando faltam 9 jornadas para finalizar a Liga.

Mas este Benfica é feito de uma massa especial, é massa de campeão. Com a equipa totalmente balanceada para o ataque, em que já só faltava tirar o Roberto para colocar um avançado, na sequência de um bom trabalho de Cardozo de costas para a baliza que serve Fábio Coentrão, que por sua vez cruza milimétricamente para a entrada de Salvio que in extremis consegue o remate para o primeiro golo do Glorioso a 10 minutos do fim. A Catedral veio veio abaixo e começou a apoiar ainda mais os jogadores que já jogavam sem cabeça mas com muito coração (do tamanho do estádio). Num dos vários cruzamentos para a área Luisão marca o 2º golo, anulado com alguma polémica (em Inglaterra não tenho dúvidas que seria validado). Nem assim o Benfica desistiu e continuou a inisistir, e no último minuto dos descontos de tempo, depois de um ressalto na área a bola sobra para Fábio Coentrão que com o pé direito atira um balázio ao ângulo!

Explosão de alegria no mundo Benfiquista. Acredito que a Luz tenha vindo abaixo. Pus-me a pensar: o que é que eu ando a fazer em Barcelona para além de perder o melhor Benfica desde que me lembro de ver futebol?

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Wenger supera Mourinho


O "Mundo Deportivo", um dos dois diários oficiosos do Barça, declarou ontem que Arsene Wenger é o inimigo público nº1 da equipa catalã.

Isto surpreende porque normalmente os alvos dos escribas deste jornal são quase exclusivamente dois: em primeiro lugar José Mourinho e em segundo lugar Cristiano Ronaldo.

O motivo desta capa de jornal foi a contratação por parte do Arsenal de Jon Toral, mais um jovem da "cantera" do Barça, que assim segue os passos de Cesc Fábregas em 2003 e Fran Mérida (actualmente no Atl. Madrid) em 2005.

Quais os motivos que levaram Jon Toral a abandonar a melhor equipa do mundo e simultaneamente uma das que mais aposta na sua formação? Simples, o jovem é catalão mas a sua mãe é inglesa e por isso sempre teve o sonho de jogar na Premier League. Por outro lado, Wenger garante que em 2 anos estará na primeira equipa e, por último, o salário que vai ter agora é muito superior ao que tinha na cidade Condal. O tecto salarial do Barça para um jogador da sua idade é de 30 Mil Euros anuais e estima-se em em Londres irá receber de inicio 150Mil.

O Barcelona não vai ficar de mãos a abanar, pois irá receber 900.000€ de direitos de formação (nada mau, por um puto de 16 anos), no entanto acha o comportamento do Arsenal indecente.

O que eu não percebo nisto é que um clube que é dos mais ricos do mundo e dos mais apetecidos, que toda a vida andou a contratar dos melhores jogadores do mundo a preços carissimos, que vai buscar putos a clubes mais pequenos, precisamente porque esses miúdos estão a seguir o seu sonho de jogar num clube grande, se escandalize quando existe um puto na sua "cantera" que quer seguir o seu sonho noutro clube e/ou ganhar mais dinheiro e se comece uma "guerra" com o clube que o contratou.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sportém-Quo Vadis?

Depois de derrotado pelo Glorioso, o sportém anda com o moral nas lonas. O jogo de 2ª feira mostrou que tem um tipo de futebol bastante compatível com a alcunha do seu estádio (WC), ao apresentar um futebol de me*da.

Nem a arbitragem habilidosa de Soares Dias, esse génio da arbitragem, foi suficiente para equilibrar a partida, e os lagartos pareceram sempre impotentes para enfrentar a qualidade de jogo do Benfica. Os únicos lances de perigo que criaram saiam de fogachos individiais, mas nunca souberam aproveitar a vantagem numérica tiveram durante metade do jogo.

No meio dos 93842337 candidatos à presidência do clube dos aristrocatas, há um nome bastante reelvante, que é o de Dias Ferreira. Parece o candidato ideal para fazer o funeral ao clube das camisolas com o padrão dos toldos da praia da Nazaré. Ao conseguir Paulo Futre, esse lagarto de gema (que há não muitos anos era um "traidor"), o "palitos" deu maior projecção à sua candidatura, pois Futre sempre eé um nome forte e uma pessoa com uma grande carisma e capacidade de entusiasmo. Também a seu favor tem alguma experiência de dirigismo, o que é sempre uma melhoria em relação a Sá Pinto ou Costinha. Mas eis se não quando leio que Quique Flores é um dos treinadores que está na lista de Paulo Futre. Já agora o Artur Jorge não? O Quique Flores é o tipo para quem as vitórias invisiveis são importantes. O tipo que joga em contra-ataque seja o adversário o Barcelona ou o Almeria.

Conheço pouco ou nada dos actuais candidatos, mas Dias Ferreira é dos poucos que posso ter uma ideia do que pode valer para o sportém e não tenho dúvidas que pode garantir a Belenensização do clube.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Exclusivo-Pinto da Costa cancela visita ao Malawi

Através de informações privilegiadas que me chegaram, posso adiantar que o presidente dos corruptos anulou uma viagem que tinha prevista para o Malawi, para evitar um incidente diplomático, devido a uma nova lei. Podem ler mais detalhes aqui.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pedro Henriques-incompetente ou avençado?


Ontem foi postado em vários blogs benfiquistas este video que demonstra várias incoerências de um ex-árbitro na Liga Portuguesa. Apesar dessas incoerências existe uma linha de orientação comum, que passava pela côr da camisola. Se a decisão do árbitro em análise fosse favorável ao clube dos corrutpos, Pedro Henriques encontrava argumentação para defender essa mesma decisão. Caso a decisão do árbitro em análise fosse desfavorável ao Glorioso, o artista defendia a posição do árbitro, mesmo que os argumentos sejam completamente incompatíveis com o que tivesse dito antes para a mesma situação.

Não sei se é pura incompetência, má-fé ou se está avençado pelos corruptos, o que sei é que com árbitros destes é impossivel credibilizar qualquer competição. Todos se lembram a forma como anulou um golo limpo a Cardozo, que implicou a perda de pontos numa altura crucial da temporada. Para quem não se lembra e tem bom estômago veja aqui. Curiosa foi depois a forma como defendeu a sua decisão na altura. Segundo o artista, "Miguel Vitor desviou a trajectória da bola com a mão e por isso tinha de ser apitada falta" (quando o que a lei diz e´q ue tem de haver intenção, não se mudou ou não a trajectória). Até porque com esse mesmo critério tinha de apitar penalti no mesmo lance, porque um defesa do Nacional também alterou a trajectória da bola com o braço, e já nem falo na forma como o Miguel Vitor foi derrubado.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Clássico

O Glorioso conseguiu uma vitória importante no terreno dos corruptos por 0-2, que foi também um passo de gigante em direcção à final no Jamor. Não sei porquê mas estava bastante confiante para esta partida, talvez porque sabia que os campeões nacionais tinham o orgulho ferido pela derrota anterior e iriam entrar mais concentrados e motivados que nunca.

A equipa foi tacticamente perfeita e não permitiu grandes oportunidades aos corruptos, nem quando o árbitro resolveu cumprir a tradição destes clássicos, que é deixar o Benfica com 10 jogadores, ao dar o 2ªamarelo a Fábio Coentrão por uma falta banal.

Este resultado irá dar ainda mais confiança a uma equipa que leva 20 vitórias nos últimos 21 jogos para competições nacionais.

P.S. O Maicon é jogador de futebol?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Adeus David

Com o fecho do mercado de inverno confirma-se que o Benfica continua com jogadores suficientes para entrar em campo (depois de "vendido" quase metade do plantel, por parte de imprensa desportiva). Ainda assim, sairam 2 jogadores: Fábio Faria, emprestado ao Valladolid para rodar e David Luiz, um dos mais carismáticos jogadores que passou pelo glorioso na última década.

Independentemente da sua qualidade como jogador, o brasileiro que chegou míudo e fez-se homem, conquistou a Luz, pela sua personalidade. Poucos foram os jogadores estrangeiros que sentiram e respeitaram o manto sagrado como o David Luiz e é sobretudo por isso que dá pena que se vá embora. A capacidade de motivar companheiros e adeptos é uma qualidade que não pode ser desprezada e é bastante dificil de encontrar. Neste aspecto, David Luiz é bastante parecido com Piqué, pois apesar de serem ambos muito jovens (23 anos), são já referências para os seus adeptos e no balneário.
Desportivamente os dirigentes do Benfica tem de ter cuidado para não cometer os mesmos erros que normalmente o Benfica comete quando é campeão, que é desfazer a equipa em 2 anos. Neste momento, em 6 meses já foram vendidos 3 titulares (Di Maria, Ramires e D.Luiz) e tudo aponta para que F.Coentrão saia no verão.

O negócio financeiramente não se pode considerar mau, nos dias que correm, mas poderia ser melhor: 25 milhões+Matic+3,5 m por objectivos. Não conto com as receitas do amigável contra o Chelsea, porque esse dinheiro não sai dos bolsos de Abrahmovic, mas sim dos adeptos benfiquistas que pagarem o bilhete para esse encontro. Ao Benfica corresponde 75% da transferência, mas não sei como é que isso é distribuido tendo em conta que há um jogador pelo meio (fica o fundo com 25% do seu passe?). O pormenor de 5 Milhões serem pagos em 2015 também me espantou (apesar de não estar muito ao corrente dos prazos habituais de pagamentos de passes dos jogadores).

Quanto a compras não se gastou muito dinheiro (o que tendo em conta com o passado recente é sempre positivo), mas também não tenho grandes expectativas. Fernandez não vem para ser titular, Carole idem e apenas Jardel irá lutar com Sidnei por um lugar no "onze".

Voltando ao tema do post, apenas gostava de desejar muita sorte ao David Luiz e que ganhe muitos títulos ainda este ano (pelo Benfica e pelo Chelsea).