"Se a vida é subjectiva, o futebol é 100 vezes mais"

Pablo Aimar

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Autobus


O jogo de ontem entre o Barça e o Inter foi precedido de uma carga emotiva enorme, por parte dos catalães. Durante toda a semana não se falou noutra coisa (alguns nem devem ter reparado que houve um jogo para o campeonato no fim-de-semana).

O que aconteceu foi algo sem precedentes no clube catalão, segundo dizem. A imprensa catalã passou a semana toda a falar no Olegário, no Mourinho, no Figo e também a lembrar de outras "remontadas" que o clube tinha conseguido, depois de ter perdido na 1ª mão por mais de um golo (contra o Chelsea, Gotemburgo, Dinamo Kiev, por exemplo). Os próprios jogadores não se coibiram de pedir o apoio do público, tradicionalmente frio e um pouco distante dos jogadores, comparando por exemplo com os adeptos de outros clubes como Atlético Madrid, Real Madrid, Athletic Bilbao e Valência). Chegaram até a vestir uma camisola preta com uma mensagem que dizia "deixaremos a pele", no fim do tal jogo do fim-de-semana, contra o Xerez.

O efeito de toda esta antecipação resultou bem. Isto é o objectivo de tornar o Camp Nou no 12º jogador. Nunca vi este estádio tão animado e crente, com o um apoio constante à equipa, mesmo que aos quase 80 minutos ainda faltassem 2 golos. Mas não foi suficiente.

O jogo resume-se ao dominio completo do Barça em posse de bola (superior a 70%), mas sem grandes oportunidades de golo. Antes de Piqué conseguir bater Julio César, apenas houve dois lances perigosos. Um remate de Messi à entrada da área (excelente defesa de Julio César) e um cabeceamento de Bojan (que passou a 2 palmos do poste).

A forma como decorreu o jogo teve o seu momento decisivo por volta dos 30 minutos, quando Motta foi expulso, após um mergulho indecente de Busquets. Se o Inter atacou pouco até então, a partir daqui simplesmente abdicou de passar o meio campo. Foi a desculpa perfeita para não ter de arriscar nada de nada. Simplesmente jogou com 10 nos últimos 30 metros, ou seja utilizou a nada inovadora técnica do autocarro (autobus em italiano).

O golo de Piqué, a 10 minutos do fim, deu esperança aos actuais campeões europeus, e o Inter perdeu o equilibrio (tanto pelo cansaço fisico, como pelo cansaço mental), tremendo um pouco nos minutos finais, mas o resultado não alterou-se.

Pode-se dizer que perdeu o Barça, mas também perdeu o futebol. É legitimo jogar como o Inter jogou. Mas não apaixona ninguém e contribui muito pouco para o futebol. Por exemplo caso o Inter tivesse perdido a eliminatória jogando assim, os tiffosi italianos teriam dito que a equipa não joga nada e até insultado Mourinho e todos os adeptos neutros diriam que o resultado foi justo pois teria ganho a eliminatória a equipa que quis ganhar atacando, assumindo o jogo. Neste caso, foi eliminado o Barça mas os seus adeptos estão orgulhosos da sua equipa, pois deu tudo o que tinha, foi fiel ao seu jogo e mostrou claramente quem é a melhor equipa. Os adeptos neutros, na sua maioria, ficaram desiludidos com a equipa que passou à final e continuam a admirar o Barça.
Com este resultado, Mourinho passou definitivamente Figo na lista dos mais odiados em Barcelona. E nem quero pensar no que irá acontecer caso o setubalense vá treinar o Real Madrid.

Inacreditável o boicote feito aos festejos do Inter. Primeiro Valdés atira-se a Mourinho, por pensar que este estava a provocar o público. O português estava apenas a festejar com os 5.000 italianos que estavam nas bancadas. Segundo, a vergonhosa atitude de ligar a rega automática do campo, enquanto os interistas ainda estavam a festejar, numa clara tentativa de os expulsar do campo. Não sei se foi algum dirigente que teve esta brilhante ideia, ou se foi o tratador da relva, mas que foi de um mau perder indigno, isso foi. Claro que depois de 90 minutos daqueles, até deve ter sabido bem aquela água, mas não deixa de ser lamentável.

Na final irão encontrar-se dois velhos conhecidos. Mourinho foi adjunto de Van Gaal 2 ou 3 anos. Como curiosidade adicional, um dos dois vai ser o terceiro treinador a ganhar a champions por 2 clubes diferentes. Favorito? Nenhum. É uma de 50%-50%.

terça-feira, 27 de abril de 2010

CAMPEÕES EUROPEUS

Somos finalmente campões europeus de futsal. No domingo conseguimos uma vitórica histórica por 3-2 sobre o Interviú Movistar, a grande potência da modalidade.

A vitória não foi clara, tanto que se deu no prolongamento, mas foi incontestada. Não vi o jogo por estar de regresso a Barcelona, mas daquilo que li, tanto nos jornais portugueses como espanhóis, o Glorioso mereceu totalmente a vitória e apenas por sorte o Interviú conseguiu chegar ao prolongamento, pois foram várias as oportunidades do Benfica para vencer o jogo no tempo regulamentar.

O Pavilhão Atlântico estava cheio (9.400) naquele que foi um record de assistência numa final desta competição, e ajudou bastante o futsalistas do nosso clube, com oum apoio incansável e impressionante.

No final do jogo André Lima, treinador e ex-capitão, e Ricardinho (a estrela e um dos melhores jogadores europeus) não resistiram à emoção e sucumbiram às lágrimas. Era o sonho de uma vida alcançado.

Nota final para o Arnaldo que joga futsal de All-Star. Não sei se é comum ou caso único, mas se é certo que com os All-Star ele terá maior sensibilidade com a bola, a verdade é que esta é um bocado dura e "pesada", e chutar com o peito do pé, tendo apenas um bocado de pano para o proteger, não deve ser pêra doce. Eu lembro-me de jogar de Redley, mas era na escola, não numa final europeia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Carrega Benfica!!!

Este Benfica chega a ser o anti-climax, de tão fácil que torna os jogos, marcando cedo e chegando à meia hora final com a vitória decidida (apenas ficando por saber quantos golos mais irá marcar). E é assim que tem de ser, pois é esta a nossa história. As vitórias pela margem minima deixaram de ser a norma (dos ultimos anos) e passaram a ser a excepção.

Tive o privilégio de estar no estádio e sentir o ambiente da Catedral, que foi já um cheirinho daquilo que vai acontecer na última jornada (também irei). A familia encarnada está com confiança para dar e vender e isso só pode ajudar a equipa.

A partir da expulsão do jogador da olhanense (aos 8 minutos) e já a vencer por 1-0, a grande questão passou a ser, quantos golos irá marcar o Cardozo. E viu-se que a equipa estava preocupada em servir o paraguaio e até o público teve gritar pelo Taquara para que ele fosse marcar um livre directo (a uns bons 30 metros da baliza). E os golos foram-se sucedendo, terminando o "7" com um hat-trick, ao que se juntaram os golos de Di Maria e Aimar (ambos com excelente exibição).

Os 3 momentos que mais gostei no jogo foram o golo do Di Maria, que com uma finta de corpo deixou um adversário à procura dos rins, um lance em que me pareceu que foram Aimar e Saviola a deixar a bola passar sucessivamente até chegar a Di Maria que cruzou para um falhanço de Cardozo e, acima de todos, um lance de grande classe do 20 argentino em que domina a bola com um toque após um passe longo e sem deixá-la cair chuta para uma boa defesa do guardião da olhanense. Se fosse golo o estádio iria abaixo.

Temos agora 2 "match balls" para fazer no mínimo um ponto, que são os encontros com os corruptos e com o Rio Ave, por sua vez o Sp. Braga (depois de derrotar a Naval) tem 2 "match balls" para salvar, nos seus 2 jogos. Nao tenho dúvidas que todos os benfiquistas teriam um prazer especial de ganhar no dragão. Temos de estar preparados para as armadilhas que nos irão colocar (que serão muitas) e para a oposição que iremos encontrar caso o Benfica seja campeão, pois a claque de arruaceiros dos corruptos pensam que estão na guerra e irão (tenho poucas dúvidas) fazer tudo para arruinar a festa dos benfiquistas na cidade do porto.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Surpresa

O Inter derrotou o Barça em S.Siro, por 3-1. foi um grande jogo, em que a figura do jogo acabou por ser Diego Milito, com 1 golo e duas assistências, para além de um grande trabalho durante o tempo em que esteve em campo (saiu com cãimbras).

Confesso que não esperava uma vitória do Inter, muito menos com 3 golos marcados, mas o facto é que Mourinho preparou muito bem o jogo e apesar de não ter bola, conseguiu ser sempre mais perigoso, exceptuando os últimos 15 minutos, em que os nerazzurri já se arrastavam em campo (natural depois do desgaste de andar a correr de um lado para o outro a fazer pressão o tempo todo).

Com este resultado o Inter passa a ter um ligeiro favoritismo na eliminatória. Digo ligeiro porque a 2ª mão é no Camp Nou e uma vitória por 2-0 está perfeitamente ao alcance da Pep Team (provavelmente a melhor equipa de sempre, seguramente a melhor desde o Milan de Sacchi). Quem passar a eliminatória será claramente o favorito para a final. mas de favoritos perdedores estão estas finais cheias.

Este jogo teve o condão de juntar mais um tuga à lista negra dos catalães. Recordando por ordem cronológica:
1.Figo (el pesetero)
2.Mourinho (el del teatro)
3.C.Ronaldo (el chulo)
4. Olegário Benquerença (el ladrón)
Nos últimos dias na imprensa desporitva catalã não se tem falado noutra coisa que não seja a arbitragem do leiriense (acho que é leiriense, se não for peço desculpa a Leiria). E chama-lhe de tudo menos de bonito.

Também Mourinho tem sido um tema recorrente, fazem até artigos a explicar porque é que o odeiam (ou seja todas a frases que o special one disse e não lhes agradou, desde 2005).

Vivendo em Barcelona, digo-vos já que não é fácil ser-se português. Vou começar a dizer que sou romeno para ver se diminuem a probabilidades de ser discriminado.

Nota final para Ballotelli. O único jogador mais assobiado pelos adeptos da sua própria equipa que me lembro foi o Reyes, antes de se tornar titular e numa das figuras da equipa (agora é adorado pelos colchoneros). Com uma diferença, o Reyes nunca perdeu a cabeça e desatou a insultar o público, nem atirou a camisola para o chão, com desprezo pela mesma. Não vai ser fácil esta relação. Mas o certo é que também não percebi a reacção do público, ainda durante o jogo, a assobiá-lo depois de fazer um remate. Quer dizer, estás a ganhar 3-1 e achas que a melhor forma de apoiar a equipa é assobiar um jogador da própria equipa? Os ultras italianos são um bocado esquisitos (lembro a despedida do Maldini ensombrada por protestos de uma claque milanista).

terça-feira, 20 de abril de 2010

Calhaus

Tenho tentado evitar postar sobre verdes e azuis. Mas hoje é inevitável, depois de ler esta notícia, particularmente esta parte "Na investigação, foram identificados 265 adeptos, tendo sido feitas apreensões nas claques Juve Leo e Directivo XXI, nomeadamente de um «bastão extensível, uma arma branca, um balde grande com pedras da calçada e paus, cinco petardos e 32,58 gramas de produto estupefaciente suspeito de ser haxixe»".

Claramente a notícia é falsa, pois nunca na vida a lagartagem iria ter pedras na sua posse. Ok, que houve a questão do jogo de juniores em Alcochete, mais as pedras atiradas em protesto depois de um qualquer mau resultado e das pedradas aos adeptos do Atlético Madrid. Mas à parte destes 3 casos (num espaço temporal inferior a um ano), não me lembro de mais nada.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Well done II



Mais um passo de gigante rumo ao título. O jogo contra a Académica não foi dos mais brilhantes do Benfica, mas o certo é que sem forçar muito levámos os 3 pontos. A vitória só não foi totalmente tranquilo, porque a Académica marcou o 2-3 a poucos minutos do fim, num remate em que pareceu que Quim deveria ter feito melhor (apesar de não ver a bola partir).

Os jogadores mais decisivos foram Weldon (2 golos) e Di Maria (2 assistências após trabalho individual). Mas neste momento, já a poucos interessa quem é o melhor ou pior, queremos é os 3 pontos em cada partida para garantir o título.

Faltam 4 pontos em 3 jogos, 2 dois deles em casa. Por jogar o jogar o Benfica antes do Braga, na 28ª jornada, pode acontecer que os jogadores e adeptos festejem o campeonato no sofá de casa, o que seria uma festa menos saborosa, do que se festejado imediatamente no fim de um jogo do Benfica. Pode também acontecer que se celébre o campeonato no estádio dos senhores da fruta, o que daria um sabor extra a todos os benfiquistas, apesar de ter praticamente a certeza que a claque liderada pelo "macaco" iria fazer tudo para estragar eventuais festejos de Benfiquistas não só no estádio e redondezas, com em toda a cidade do Porto. Também tenho algum receio do que o senhor engenheiro da caixa terá preparado no túnel das antas, para antes, durante e/ou depois dos 90 min.

Mas agora o que interessa é que faltam 4 pontos para a festa não só no Marquês, como no país inteiro. Vou a Lisboa para assistir os dois últimos jogos na Catedral (se o vulcão islandês me deixar viajar), mas tenho um feeling que o campeonato vou festejá-lo no aeroporto, pois embarco pouco depois de acabar o jogo do Braga com a Naval.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Penalti II

Li hoje uma notícia, que me leva a acrescentar um factor (ler este post) para se ser um bom marcador de penaltis. Ter protanopia, que é um dos tipos de daltonismo e não permite distinguir a côr vermelho.
Segundo um estudo, chegou-se à conclusão que a percentagem de penaltis falhados era maior quando o guarda redes vai equipado de vermelho. Mas detalhes na tal notícia.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Famoso desde nascença



No Mundial de 94 nos EUA, Bebeto o avançado brasileiro que fazia dupla com Romário, tornou famosa uma celebração que muitos futebolistas imitaram depois dele, até aos dias de hoje. É a que está na foto. Bebeto tinha sido pai há pouco tempo e comemorou os seus golos simulando que embalava um bébé, dedicando os golos ao seu filho recém nascido.


Está a despontar nas camadas jovens do Flamengo e da selecção brasileira o Matheus. Esta jovem promessa é nem mais nem menos do que o filho de Bebeto. Se for realmente um talento, e bem aproveitado, seria curioso vê-lo no Mundial de 2014 no Brasil. No entanto dificilmente terá tantas oportunidades para celebrar um golo marcado (e imitar o pai), pois é um médio, não um avançado.


Mais informação aqui.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tango na Catedral

Mais uma vitória na caminhada para o título. A euforia está a tornar-se cada vez mais dificil de controlar, por parte dos adeptos do Glorioso. Mas pelas declarações dos jogadores, percebe-se que estes estão perfeitamente concentrados, e não vão tirar o pé do acelerador até que matemáticamente esteja garantido o campeonato.

O jogo de ontem teve duas partes bastante diferentes. Na primeira o Sporting conseguiu pressionar bastante e cortar muitos ataques do Benfica. No entanto os únicos momentos de alguma emoção nas àreas foi aquando de bolas paradas (livres e cantos) e disso houve para os dois lados.

Na 2ª parte saiu Eder Luis (que ainda não mostrou grande coisa desde que chegou) e entrou Aimar. Com o argentino em campo, o Benfica mandou totalmente no jogo e o Sporting praticamente desapareceu do relvado. O nº 10 do Benfica, na 1ª volta foi para mim o melhor jogador do campeonato, mas na 2ª volta tem estado mais apagado, no entanto sempre que entra na 2ª parte dos jogos, aproveitando que está ainda fresco, normalmente consegue controlar mais o jogo e desequilibrar mais.

No primeiro golo houve um grande mérito de Rubén Amorim, que conseguiu romper a defesa do Sporting e entrar na área com a bola controlada. No segundo golo Aimar aproveitou um buraco enorme na defesa do Sporting entrou isolado na área e apesar de ter adiantado um pouco a bola, ao ultrapassar Rui Patrício, marcou o golo que decidiu a partida e que garantia mais um passo de gigante rumo ao 32º título.

Houve alguns casos no jogo, sem influência na vitória justa do Benfica (penalty por marcar em falta sobre Cardozo e eventuais expulsões de Moutinho, Miguel Veloso e Luisão). Claro que apareceram os choramingas do costume a dizer que foi a não expulsão de Luisão que decidiu o jogo e (pasme-se) o campeonato. Deve ser já um reflexo de alguns sportinguistas. Quando perdem a culpa é do Luisão. Continuem a pensar assim que vão longe (leia-se cada vez mais longe do Benfica).

Uma adenda em parte relacionada com o jogo. O Veloso, que jogou 15 anos no Benfica e foi capitão vários anos disse antes do derby que quer o melhor para o filho e por isso preferia que o Sporting ganhasse. Isto faz-me bastante confusão e vou explicar. Primeiro, se ele quer o melhor para o filho, deveria querer que ele saisse do Sporting. Depois porque o Sporting ganhando o jogo ficaria na mesma, não ganhando nada com isso (para além de prestígio). Finalmente, mesmo que o Sporting estivesse a lutar pelo título, não percebo porque é que não diz apenas "espero que o Miguel Veloso seja o melhor em campo, mas que ganhe o Benfica". Eu sei que pai é pai, mas por exemplo não estou a ver o José Águas a dizer o mesmo, quando o Rui Águas foi para os corruptos. Com isto o Veloso apenas consegue perder o enorme capital de simpatia que ganhou, nos anos que teve a honra de vestir a camisola do Benfica. Se não tivesse falhado o penalty contra o PSV provavelmente teria esse capital incondicionalmente, assim não.

sábado, 10 de abril de 2010

Rivalidades


Aproveito o embate de hoje (Real Madrid-Barcelona), o jogo da década, aqui por Espanha, para contar parte da história de 5 clubes espanhóis: Athletic Bibao, Atletico de Madrid, Barcelona, Espanyol e Real Madrid.

O F.C.Barcelona foi fundado por um suiço e no seu início as suas equipas eram constituidas maioritariamente por estrangeiros. Actualmente tem como grande rivais o Real Madrid e o Espanyol de Barcelona. Hoje em dia funciona como símbolo da Catalunya.

O Athletic de Bilbao foi fundado por um inglês e 32 bascos. Ou seja, apesar de actualmente só poderem jogar na equipa, futebolistas nascidos no País Basco, ou formados no clube, na sua génese há um "camone". É o grande simbolo do País Basco (logo depois do kalimotxo). Tem como rival a Real Sociedad (também do País Basco), mas na primeira metade do século XX era o Barcelona, por causa das Taças do Rei (ainda hoje sao os clubes que mais venceram este título).

O Atletico de Madrid foi fundado por estudantes bascos em Madrid. Por isso o símbolo parecido e as cores da camisola iguais. Tem portanto duas razoes para ser rival do Real Madrid.

O Espanyol de Barcelona tem a sua fundaçao directamente ligada com a existência do Barça. Um grupo de jovens junta-se porque queria formar uma equipa que tivesse apenas jogadores espanhóis, ao contrário do que acontecia com o Barça, que tinha ingleses e suiços. Deduzo que fossem praticamente só jogadores catalaes. Ou seja, foi formado por catalaes para jogarem catalaes. Agora tem como rival o Barça e é bastante mal visto em Barcelona e na Catalunya, porque é conotado com o Franquismo.

O Real Madrid, e aqui entao a ironia é suprema, foi fundado por dois irmaos catalaes...de Barcelona: Juan Padrós e Carlos Padrós. Ok se fossem catalaes "à séria" seriam Joan e Carles. Mas a verdade é essa. Actualmente tem como rivais o Barça e o Atletico de Madrid.


E no fundo era aqui que queria chegar. Esta lenga lenga toda foi só para dizer que é irónico que o Barça, sendo actualmente a grande bandeira da Catalunya, ter sido fundado por um estrangeiro, e que os seus principais rivais (Real Madrid e Espanhol) tenham sido fundados por catalaes!

No meio disto tudo, o choque também irá para se continuar a fazer comparaçoes entre Cristiano Ronaldo e Messi. Dependendo do que acontecer, os jornais de Madrid ou os de Barcelona irao puxar a brasa à sua sardinha e dizer que neste jogo provou-se quem é o melhor.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sem Glória, mas com Honra


Estou muito desapontado com o resultado de ontem. Como há muito não estava, talvez desde o Parma-Benfica de 94. Por um lado esta sensação de desilusão não é nada agradável, mas por outro só acontece por eu ter uma fé neste Benfica como não tinha desde os meus 14 anos. Estou bastante convencido que foi a melhor oportunidade que tivemos de voltar a ganhar uma final europeia desde então, porque estamos a jogar muito. Certo que já tivemos entretanto nos 1/4 final de competições europeias com o Milan, Fiorentina, Barcelona e Espanhol, mas o resultado da 1ª mão de cada eliminatória normalmente punha-nos em maus lençois, ao contrário deste ano.

O facto de estar desiludido com o resultado, não significa que esteja desiludido com o Benfica. A equipa portou-se muito bem, e apenas pode lamentar-se da falta de eficácia na 1ª mão e do "excesso" de eficácia do Liverpool na 2ª mão. É que para além dos golos, não me lembro de ver o Liverpool fazer um remate perigoso. Tivemos bastante posse de bola e a atitude correcta, mas realmente o Liverpool aproveitou todos os lapsos do Benfica. Falha de Julio César do 1º golo (o Kuyt saltou ao lado dele e o brasileiro nem se fez à bola!); uma subida de Javi Garcia para tentar fazer pressão, que deixou um buraco no meio campo para o 2º golo; um livre a favor do Benfica muito mal marcado que permitiu um contra-ataque perfeitamente executado para o 3º golo; uma perda de bola de David Luiz no meio campo, com a equipa balanceada para o ataque que levou a mais um contra-ataque que acabou com a eliminatória, no 4º golo.

Mas a verdade é que nunca deu a sensação de dominio por parte do Liverpool, e por isso custa mais encaixar a derrota. O que fez a diferença na eliminatória penso ter sido a experiência neste tipo de fase da competição, mais do que eventuais opções de Jesus (que nunca será crucificado por mim) ou mesmo o desgaste físico que poderiam apresentar alguns jogadores.

Muita falta neste jogo fez o Saviola. É sem dúvidas insubstituível, neste Benfica, pelo menos contra adversários deste calibre, até pela experiência que tem.

Nota excelente para os adeptos do Glorioso que se deslocaram a Liverpool para apoiar a equipa. Ouvi-os a cantar antes do jogo, durante (mesmo a perder) e quando acabou.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Messias


O Messias vive em Barcelona, é argentino, tem 22 anos mas aparenta 12. Não só de cara como na atitude em campo. Mas no bom sentido, não de imaturidade, mas de descontração. Não sente a pressão em nenhum jogo e parece encarar os adversários da mesma maneira que encarava os seus amigos nos jogos de bairro. E ultrapassa-os com a mesma facilidade.

Há ainda algum debate sobre quem é o melhor do mundo. Não tenho dúvidas, em 2008 foi Cristiano Ronaldo, mas em 2009 e até agora em 2010 é Messi. Não tendo lesões (que o apoquentaram durante os primeiros anos de carreira), e mantendo o nível durante os próximos anos, pode ser apontado como o melhor jogador de sempre (apesar de ser sempre ingrato comparar jogadores e épocas).

Aquilo que faz é aquilo que viamos Ronaldo (o Fenómeno) fazer até às lesões, e desde aí mais ninguém impressionou tanto pela facilidade de resolver as partidas. Tudo bem, houve Zidane e também Ronaldinho, mas acho que nenhum deles chegou a ser tão constantemente decisivo e espetacular como era o avançado brasileiro pré-lesões e agora Messi.

O curioso é que segundo o próprio nem sequer gosta muito de ver futebol. É pena, pois deveria gravar os seus jogos e poder deliciar-se com aquilo que faz.

Uma imagem curiosa no final do jogo contra o Arsenal (que também já tinha acontecido num dos hat-tricks que fez esta época) foi ver o Messi com um sorriso de orelha a orelha agarrado à bola de jogo. Parecia mesmo um puto que tinha recebido o melhor presente possível. O interessante é que foi ele quem deu um enorme regalo aos amantes do futebol.

Uma nota interessante, Messi é o 7º jogador a fazer um poker na competição máxima de clubes a nível europeu. Aqui fica a lista dos outros 6:

Ferenc Puskas (1960): Real Madrid – Frankfurt, 7-3
Marco Van Basten (1992): Milan-IFK Goteborg, 4-0
Simone Inzaghi (2000): Lazio-Marselha, 5-1
Dado Prso (2003): Mónaco-Deportivo, 8-3
Ruud van Nistelrooy (2004): Manchester United-Sparta Prague, 4-1
Andrei Shevchenko (2005): Fenerbahçe-Milan, 0-4

P.S. Afinal a lista não é de todo correcta. Acabei de ler no El Mundo que o Kocsis também marcou 4 golos nos anos 50 e n'A Bola que o Yuran tinha feito também um poker na 1ª edição da Champions, na eliminatória contra o Hamrun Spartans (já nem me lembrava deste jogo). Na volta ainda aparecem mais uns quantos.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Well done


Nada como um título original para começar as postagens da semana. Mas realmente Weldon foi o homem do jogo contra a Naval.

Começámos bastante mal, a perder bolas com facilidade, e em pouco tempo já estavamos a perder por 2-0. No entanto, depois de conseguimos tomar as rédeas do jogo, empatámos com alguma facilidade, com dois golos do avançado brasileiro, que não cheirava bola há algum tempo. Deve ser o jogador com maior rentabilidade, considerando o que custou (250.000€ salvo erro). Aliás nunca percebi o porquê da contratação de Éder Luís, pois o Weldon sempre me pareceu uma boa opção secundária.

Uma vitória destas sabe bem. O Benfica deste ano é tão dominador que parece querer mostrar a todos que ganha, seja em que condições for (como por exemplo virar um 0-2 no campo do adversário), parecendo tudo fácil (ao intervalo já estava 2-3).

Depois do jogo dei uma vista de olhos ao "Dia Seguinte" e vi um mutante. Era um lagarto de trombas, com ares de talibã. Estava tão incomodado que mais um pouco e ameaçava porrada ao apresentador do programa. Enfim, o homem é um triste, o que se há de fazer.

Neste momento faltam 5 jogos para o campeonato, 3 deles com equipas em posições UEFA, por isso é preciso manter a cabeça fria e encarar cada jogo com toda a concentração necessária.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Orgulho

Orgulho na equipa e nos adeptos (petardos à parte). O Glorioso fez um jogao, mas apesar disso apenas saiu com uma vitória pela margem mínima. Foram muitas as oportunidades falhadas pelo Benfica, contra apenas um falhanço do Fernando Torres.

Apesar dos muitos apelos para que Cardozo deixasse de marcar penaltys decisivos (nos quais me incluí), Jorge Jesus nao mudou de ideias e continua a ser o Paraguaio o responsável. Por isso, a maioria dos benfiquistas estava bastante apreensiva quando o "7 "do Benfica se preparava para chutar desde a marca dos 11 metros. Felizmente nao falhou e nao deu hipóteses a Reyna.

Vi o jogo num bar inglês. Mas até estava bastante vazio. Havia uns quantos inlgeses (meia dúzia) e uns quantos portugueses, mas apenas eu era Benfiquista. Por isso quando o Benfica marcou os golos só se ouvia a minha voz, o que foi um bocado estranho.

Em relaçao à arbitragem, aceito que se proteste a expulsao de Babel, o amarelo seria o mais ajustado, mas em relaçao aos penaltis, ninguém que tenha dois olhos na cara pode contestar, de tao óbvios que foram. E ainda ficou por assinalar um 3º sobre o Cardozo, que nao sei como passou em branco.

Agora é concentrarmo-nos no encontro com a Naval, que já iremos ter tempo para pensar na 2ª mao.

P.S. Finalmente um árbitro de baliza deu sinal de vida! Se calhar foram os petardos que o acordaram.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

"É pra ganhar cara***"


O título do post é uma citaçao desse grande jogador que foi Paulo Futre. É esse tipo de ganas que os jogadores do Benfica têm de ter sempre, e mais quando o adversário é de peso. Para ser jogador do Benfica tem de se perceber bem a camisola que se veste e por isso, tendo em conta o tipo de jogo que vai ser, e a lesao do Saviola, penso que Nuno Gomes deveria ser titular. Tenho 99,9% de certeza que nao vai ser, mas gostaria.

Muitos bloggers têm recordado os encontros com o Liverpool nos anos 70 e 80. Eu nao tenho idade para me lembrar desses jogos. Mas lembro-me (obviamente) da eliminatória de 2005/06, com 2 vitórias, tanto na Catedral como no "The Kop". Esse Liverpool era o campeao europeu e foi eliminado. É esta história que recordo e que quero repetir, sabendo que nao vai ser fácil.

CARREGA BENFICA!!